ECONOMIA DA FLORESTA

Incubadora de Negócios Socioambientais

Para a Economia da Floresta ter uma expansão sólida e autônoma no longo prazo, as comunidades devem ser protagonistas no desenvolvimento de seus empreendimentos. Por isso, oPSA está consolidando os projetos fomentados pelo Floresta Ativa em um modelo de incubadora.

Na escola permanente LabCEFA, no CEFA, ocorre a criação de projetos seguindo o conceito de startup: após cursos anuais de empreendedorismo na escola LabCEFA, oferecidos com a colaboração de professores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), pitches selecionam os projetos a serem apoiados, incubados e acelerados.

Além disso, o LabCEFA oferece capacitações regulares e funciona como um laboratório experimental de produção colaborativa em áreas como marcenaria, energias renováveis (Eletricistas do Sol), borracharia e ferramentas e soluções para a agricultura familiar.

Em parceria com a WTT (World-Transforming Technologies), o Instituto Invento e MIT Lab (do Instituto de Tecnologia de Massachusetts), o Floresta Ativa também estimula o desenvolvimento de tecnologias pelas próprias comunidades. As Oficinas de Desenho e Co-Criação de Tecnologias Apropriadas (D-Lab) adotam a metodologia maker para que soluções simples e de baixo custo melhorem a eficiência de atividades cotidianas.

Além disso, o PSA oferece, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), cursos profissionalizantes em eletricidade e mecânica de motores com carga horária de 16 horas.

Estudos de mercado e potenciais produtivos

O trabalho de incubação baseia-se também no diagnóstico dos mercados em que os projetos do Floresta Ativa estão inseridos ou podem se inserir, o que é feito em articulação com todas as organizações de base parceiras para avaliar os empreendimentos, identificar demandas, construir estratégias e planejar ações integradas. Esse processo inclui estudos sobre viabilidade econômica dos empreendimentos das Cadeias da Sociobiodiversidade, pesquisas de mercado e mapeamento de espécies vegetais para a meliponicultura, para a produção de óleos e essências e para a reposição florestal.

Na etapa de estudos, o Floresta Ativa identificou os empreendimentos que receberão a assessoria: Apruspebras (CEFA/Resex), Coomflona (Jaguarari/Flona), Acosper (EcoCentro/Santarém) e Turiarte.

Plano de negócios, fundo rotativo e microcrédito

No modelo de aceleração, os empreendedores da Economia da Floresta também passam a receber assessoria técnica mais estruturada, com a construção de planos de negócios e definições de natureza jurídica (MEIs, cooperativas, empresas sociais e/ou outras modalidades).

A fim de impulsionar e acelerar a atividade econômica sustentável na floresta, o PSA tem planos de constituir um Fundo Rotativo, com linhas de microcrédito para a formação de capital de giro e para a expansão de negócios e projetos comunitários, em todas as cadeias produtivas que já são apoiadas pelo Floresta Ativa e em toda a sua área de abrangência.

Assim, o Fundo atenderá a pequenos produtores agrícolas e agroflorestais, produtores de mel, óleos e essências vegetais, criadores de peixes e pequenos animais, artesãs, agentes do turismo de base comunitária e prestadores de serviços de apoio (como transportes e armazéns). O crédito servirá, ainda, à instalação de infraestrutura, incluindo energias renováveis, abastecimento de água e telecomunicações.

ECONOMIA DA FLORESTA

Unidades Socioprodutivas

Mulheres Empreendedoras da Floresta

Agroecologia e Reposição Florestal

Cadeias da Sociobiodiversidade

Turismo de Base Comunitária e Artesanato

Energias Renováveis

Incubadora de Negócios Socioambientais

Últimas Notícias

Economia da Floresta
Economia da Floresta

Primeiro óleo processado na usina extratora do Ecocentro marca capacitação de extrativistas do Oeste do Pará

Colaboradores da Acosper e técnicos do Projeto Saúde e Alegria participaram de nova formação para operação de equipamentos industriais usados no processamento de óleos em Santarém A extração do primeiro óleo de andiroba e manteiga de cupuaçu emocionou os extrativistas de comunidades manejadoras do Oeste do Estado do Pará. Com a operação da usina extratora

Leia mais →
Economia da Floresta

Parcerias governamentais impulsionam e escutam mulheres e jovens recém-formados em cooperativismo e associativismo da agricultura familiar agroextrativista

Mulheres e jovens concluíram formação em cooperativismo e foram certificados para Agricultura Familiar Agroextrativista no sétimo e último módulo do curso do Programa de Educação do Cooperativismo e Associativismo da Agricultura Familiar Agroextrativista (PECAAFA), implementado pelo Projeto Mulheres Empreendedoras da Floresta, coordenado pelo Projeto Saúde e Alegria e STTR-STM com apoio da União Europeia Com

Leia mais →
Economia da Floresta

Oficina de Meliponicultura na Flona Tapajós fortalece manejo de abelhas sem ferrão

Capacitação voltada à meliponicultores da Floresta Nacional do Tapajós reuniu moradores de cinco comunidades. Proposta é ampliar a produção visando aumento da renda; No período de 13 a 14 de março, a comunidade Prainha I, localizada na Flona Tapajós, sediou a primeira oficina de meliponicultura da região. Liderada pelo Programa Floresta Ativa do Projeto Saúde

Leia mais →
Rolar para cima