EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO

Teia Cabocla

Com o objetivo de transformar os jovens em agentes ativos na defesa e no desenvolvimento de seus territórios, o Teia Cabocla é uma plataforma colaborativa de mobilização, formação e apoio aos coletivos juvenis nas comunidades do oeste paraense. Com o apoio do Projeto Saúde e Alegria (PSA) e de outros atores da região, esses coletivos realizam ações socioeducativas e culturais e campanhas de ativismo em defesa de direitos fundamentais de toda a população. Os temas incluem território, cidadania, questões de gênero, direitos da criança e do adolescente, educação ambiental, preservação da floresta e valorização da identidade cultural das comunidades (indígenas, quilombolas, ribeirinhas) da Amazônia.

Pilares do Teia Cabocla

Festival Teia Cabocla

O contato mais próximo com os jovens se dá no Festival Teia Cabocla, organizado pelo PSA. A programação inclui mesas-redondas, rodas de conversa, livre expressão, apresentações culturais, oficinas de criação coletiva de artes e projetos multimídia. Os grupos participantes também fazem o planejamento de pequenos projetos locais relativos aos direitos da criança e do adolescente.

Formação de Lideranças Juvenis

O Teia Cabocla forma jovens de comunidades ribeirinhas para o engajamento social, o conhecimento de políticas públicas e o protagonismo juvenil. Essa formação se dá por meio de debates, reflexões e o planejamento participativo de ações socioeducativas, a serem desenvolvidas nas comunidades pelos próprios jovens. 

Parcerias com outras organizações e redes de juventude, a exemplo do Engajamundo, contribuem para qualificar as capacitações e promover o ativismo da juventude amazônica também no cenário nacional e internacional.e

Apoio aos Coletivos Jovens

Em formações realizadas com parceiros, o PSA capacitou diversos grupos de jovens para se articularem com autonomia. A partir desse trabalho, cerca de 10 grupos de comunidades da Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns e da Floresta Nacional do Tapajós se reuniram no Coletivo Jovem Tapajônico, que, além de suas próprias ações e campanhas, está se preparando para apoiar a formação de novos grupos e coletivos.

Entre os projetos criados no Teia Cabocla, estão uma horta vertical na escola da comunidade de Suruacá; uma campanha de conscientização sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente na comunidade de São Pedro; a produção radiofônica rural Rádio Mosquito, no Carão; o jornal escolar Conexão Cipó, em Anã; projetos de educação ambiental nas aldeias Muratuba e São Francisco (Parauá); o Festival Areia Branca, de identidade cultura, em Urucureá; o Cine Comunitário Olhar Kumaruara, na Aldeia Solimões; e um projeto de dança, com foco em saúde e educação, na comunidade de Pedra Branca.

Educação, Cultura e Comunicação

Circo Mocorongo

Territórios de Aprendizagem

Redes Comunitárias

Teia Cabocla

Rede Mocoronga de Comunicação

Empreendedorismo Juvenil

Últimas Notícias

Educação, Cultura e Comunicação
Educação, Cultura e Comunicação

Saúde e Alegria lança marchinha em incentivo à vacinação no carnaval

O Projeto Saúde e Alegria lançou no Carnaval uma marchinha em apoio à vacinação contra a covid-19 e incentivo ao uso de preservativos para evitar transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. Com a letra do Mestre Chico Malta, a música destaca a importância da atualização da carteira de vacina. A mensagem ganhou as cores do Gran

Leia mais →
Educação, Cultura e Comunicação

Rede Wayuri inaugura Web Rádio no Alto Rio Negro, Amazonas: “Foi através desse projeto que a gente colocou nosso sonho em prática”

Apoiada pela Escola de Redes Comunitárias da Amazônia do Projeto Saúde e Alegria, rádio online terá programação sobre ancestralidade, direitos indígenas, cultura e entretenimento Em operação desde a última sexta-feira (24), a Web Rádio da Rede Wayuri representa as vozes dos 23 Povos Indígenas do Rio Negro. A iniciativa é fruto do projeto dos três

Leia mais →
Educação, Cultura e Comunicação

Jovens realizam II Romaria do Bem Viver pedindo direitos para o rio Arapiuns

Com tema “Água é bem comum”, centenas de jovens se reuniram na comunidade São Francisco do Arapiuns para caminhada e grito em defesa do território Realizada nos dias 18 e 19 de novembro, a II Romaria do Bem Viver realizada no PAE Lago Grande, região do rio Arapiuns, voltou após 4 anos desde sua primeira

Leia mais →
Rolar para cima