Abaré II: PSA e SEMSA iniciam vistorias e procedimentos administrativos para operar embarcação

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Equipamentos de saúde estão sendo instalados no Barco Hospital Abaré II, após conclusão da revitalização naval da Unidade Básica de Saúde Fluvial. Nesta Semana, PSA e Semsa se reuniram para definir os últimos trâmites https://saudeealegria.org.br/wp-content/uploads/2023/02/Criancas-com-Saude-e-Alegria-3-scaled-1-1.jpgistrativos 

Com a conclusão da reforma naval do Barco Hospital Abaré e da instalação dos equipamentos de saúde, a fase seguinte é o credenciamento da unidade junto ao Ministério da Saúde, a ser encaminhada pela SEMSA para que a Prefeitura passe a receber as verbas federais da política de Saúde Fluvial e inicie as rodadas regulares de atendimentos. Para isso, os trâmites para o repasse do Barco Hospital pelo Projeto Saúde e Alegria ao Município de Santarém se encontram em fase final, com as minutas do comodato, inventários e  termos de cooperação já acordados entre as partes.

Na reunião realizada nesta terça-feira (15/03) entre a Secretaria de Saúde e a ONG, foram programadas as últimas vistorias a serem feitas entre essa e a próxima semana,  assim como  encaminhados os últimos documentos e pareceres necessários para o repasse da embarcação, com vistas também para o seu credenciamento como UBSF – Unidade Básica de Saúde Fluvial. Participaram do encontro a coordenação do PSA Caetano Scannavino e Adriana Pontes, a Secretária Municipal de Saúde, Vânia Portela, enfermeiros e o setor jurídico de ambas entidades.

“Foi um encontro muito produtivo e animador, depois de todo trabalho de reforma e modernização do barco”, explicou Caetano Scannavino, coordenador do PSA. “Nós adequamos a embarcação também para as novas condicionantes do Ministério da Saúde, tornando possível seu credenciamento como mais uma UBSF, assim como é o Abaré I. Com isso, o município fica apto para receber as verbas federais previstas pela política pública para apoiar as operações do Abaré II no atendimento das famílias do rio Arapiuns”.

Visita do BNDES no Barco Hospital Abaré II.

“Santarém foi pioneira na implantação dessa estratégia, sendo modelo para os demais estados do território nacional, atendendo aos povos do Tapajós, em parceria com o PSA. Agora o Abaré II pleiteia essa habilitação junto ao Ministério da Saúde para atender as populações do Rio Arapiuns para realizar esse atendimento” – ressaltou a Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária em Saúde (NAPS), Irlaine Figueira.

As reformas começaram entre o final de 2020 e início de 2021, em meio às dificuldades e restrições com a pandemia de covid-19. Além da revitalização estrutural, serviços de pintura, instalação de equipamentos náuticos, de comunicação e segurança, o PSA realizou também a entrega de diversos equipamentos de saúde, como cadeira para coleta de sangue, braçadeira para injeção, esfigmomanômetro adulto, infantil e obeso, estetoscópios, lanternas, laringoscópios, nebulizadores, oftalmoscópio, oxímetros, reanimadores, termômetros, destiladores, agitadores, centrífuga, estufa de esterilização e banho-maria digital.

“O mais difícil foi conseguir apoio e recurso para revitalizar a embarcação desde a reestruturação dos equipamentos, casco, equipagem. É uma alegria ver que a revitalização foi feita com equipamentos de ponta, tanto para qualificar os serviços médicos, quanto a gestão naval, visando reduzir o consumo de combustíveis, o custeio das rodadas e gastos com manutenção. Estamos muito próximos de viabilizar a retomada dos atendimentos do Abaré II” – comemorou Scannavino.

Sistema fotovoltaico foi instalado na Unidade Fluvial. Foto: Silvanei Rodrigues/PSA.

A unidade hospitalar fluvial foi adquirida em 2011 pelo Projeto Saúde e Alegria com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. Foi  repassada na forma de comodato à Prefeitura de Santarém para atender à região do Arapiuns, mas ficou sem navegar nos últimos anos, precisando de reparos.

A maior parte dos serviços está sendo executada com aplicação de recursos do Projeto Saúde e Alegria através de seus doadores, como o BNDES e a Fundação OAK. Somam-se ainda as verbas de emenda parlamentar do deputado Airton Faleiro repassada à Prefeitura de Santarém.

Para moradores de comunidades do Arapiuns, o anúncio de retorno dos atendimentos de saúde é motivo de muita esperança, conta Benezildo Costa de São Pedro: “Esta política pública foi conquistada por todos nós e se adequa a nossa região. Através do Abaré II os atendimentos conseguem ser mais acessíveis porque vêm até a nossa comunidade. Pra gente continuar com esse bem estar com a natureza, Amazônia, precisamos estar bem e saudáveis”.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima