Aldeia Puyanawa no Acre celebra conclusão de oficinas da Escola de Redes Comunitárias da Amazônia

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Read in english

Oficina realizada na Aldeia Puyanawa no extremo oeste do Acre, interior de Mâncio Lima, foi a última de sete ações de campo realizadas em territórios da Amazônia Legal. Próxima etapa do programa internacional Conectando os Desconectados que no Brasil, liderado pelo Projeto Saúde e Alegria, engloba aulas e capacitações com alunos de sete instituições 

A equipe da Escola de Redes Comunitárias da Amazônia foi recebida com muito entusiasmo na última instituição a receber as ações de campo do projeto. A oficina realizada na Aldeia Puyanawa, no Estado do Acre, contou com a participação de uma liderança comunitária e jovens indígenas que participam de atividades de comunicação em defesa do território.

Os Puyanawa estão organizados em duas aldeias: Barão e Ipiranga que, juntas, reúnem 717 pessoas que buscam fortalecer a sua identidade cultural, defendendo o uso racional dos recursos naturais de seu território, considerados o Povo do Sapo, guardiões da natureza. A comunidade tem como principal fonte de renda e subsistência a produção familiar de farinha (uma das maiores produções da macaxeira do Vale do Juruá) e na produção sustentável pelo reflorestamento de mudas frutíferas e florestais. A Aldeia tem ainda como uma das bandeiras de luta, o resgate e o fortalecimento de sua cultura viva de seus saberes ancestrais, promovendo o incentivo ao Festival ATSÁ e intercâmbios.

A Aldeia é uma das sete organizações integrantes da Escola de Redes Comunitárias da Amazônia, que no período de 30 de abril a 01 de maio, recebeu as ações de campo do projeto. O professor e as jovens lideranças se deslocaram de suas casas, algumas mais distantes da escola indígena, para participar da oficina com o objetivo de refletir e dialogar sobre o território, mapear fortalezas, desafios e sonhos, e desenhar estratégias de comunicação comunitária da região.

Jovens apresentam mandalas elaboradas sobre os potenciais, fortalezas e necessidades dos territórios. Fotos: Elis Lucien/PSA.

“Estou muito feliz de ter participado dessa oficina. Isso é muito importante para nós jovens, temos base de conhecimento de como funciona esse ensino. A gente está abraçando o projeto” – contou o jovem Kauã da Silva.

O processo conduzido pelas professoras da Escola de Redes Adriane Gama e Elis Lucien, acompanhadas do articulador local Puwe Puyanawa, debateu temas importantes para o ativismo territorial, como alternativas de estratégias de comunicação para defesa do meio ambiente e do território. Através da metodologia usada no encontro, os jovens participantes foram estimulados a refletirem sobre suas maiores necessidades e sonhos, como ter uma torre de sinal de internet (apesar de já existir wi-fi paga na maioria das casas), melhoramento da estrada de acesso para a Aldeia, ter uma praça de comunicação, mais cursos de informática e a construção de uma universidade da floresta. “Eu estou aprendendo muito. Foi muito legal estar aprendendo com a realidade de outras pessoas” – ressaltou a jovem Luiza de Lima Puyanawa.

Saúde e Alegria conclui ações da Escola em sete territórios

A partir dos encontros presenciais finalizados nas sete comunidades participantes, o conselho da Escola de Redes Comunitárias da Amazônia está compondo a grade curricular da formação que acontece de julho a dezembro –  fazem parte do Conselho sete especialistas e sete lideranças de cada organização envolvida.

Três jovens estudantes de cada instituição vão representar os três estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas e Pará) na primeira turma da Escola de Redes Comunitárias da Amazônia. As aulas iniciam no mês de julho de 2022 a partir de conteúdos temáticos pensados coletivamente para fortalecer as redes envolvidas.

Em fevereiro, a Escola de Redes Comunitárias da Amazônia iniciou atividades de campo com aldeia Solimões, em Santarém. Em março, foi a vez dos Guardiões do Bem Viver e da  Aldeia Marajaí no Médio Solimões. A equipe da escola chegou no mês de Abril à Rede Wayuri no Alto Rio Negro, Formigueiro no Amazonas, Rede Águas do Cuidar em Ilha de Caratateua, Distrito de Outeiro – Belém-PA e encerra a rodada com a aldeia Puyanawa.

“Saímos desta última oficina com resultado positivo de empoderamento de comunicação comunitária. A gente agradece a todas as regiões, o acolhimento e recepção. A partir de agora a gente vai sistematizar todas as informações que nos foram dadas, com bastante confiança e respeito, e juntos vamos buscar a escola da força e com muitas ações nesse processo de formação desses comunicadores amazônicos” – ressaltou Adriane Gama, da equipe gestora da Escola.

Para o coordenador do Projeto, Paulo Lima, a iniciativa integrante e projeto coordenado pela Associação Para o Progresso das Comunicações (APC), se alinha a uma estratégia fundamental para a garantia de direitos à comunicação de populações indígenas, ribeirinhas e tradicionais da Amazônia. Através das formações, jovens poderão multiplicar o conhecimento em suas regiões e potencializar sua comunicação. “Estamos muito satisfeitos com o engajamento das comunidades e aldeias, e, encorajados a realizar capacitações que buscam fortalecer iniciativas de comunicação comunitárias como rádios comunitárias, telecentros, pontos de acesso à internet público e gratuito nas comunidades para um uso melhor e mais qualificado para saúde, educação e agricultura familiar” – disse.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima