Alunos da Escola de Redes participam de oficina de rádio comunitária em Solimões, na Resex

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Read in english

Capacitação realizada pela Escola de Redes Comunitárias da Amazônia do Projeto Saúde e Alegria, possibilitou criação de vinhetas para a recém instalada, rádio Sapukaia da aldeia Solimões

Os três alunos da aldeia Solimões, localizada na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, participaram no último dia 9, de oficina para transmitir informações durante a programação local com notícias comunitárias, músicas e boletins. A região que integra o projeto Conectando os Desconectados que no Brasil, é realizado pelo Saúde e Alegria e engloba cinco países coordenados pela Associação para o Progresso das Comunicações, foi beneficiada com a rádio instalada em abril deste ano.

Com a potência de 15 watts, a instalação da rádio foi a realização de um desejo antigo das 55 famílias da etnia Kumaruara que agora sintonizam na 88.0 FM, contou o Presidente da Associação da aldeia de Solimões Jardson Assunção: “É um prazer enorme receber essa rádio comunitária na nossa aldeia. Nós começamos com jornal no ano de 2004 com o Saúde e Alegria que sempre nos deu apoio na comunicação”.

Na oficina, o comunicador popular do PSA, Walter Kumaruara, compartilhou técnicas para a produção de vinhetas, notícias e edição de áudios. O encontro foi realizado pela equipe da Escola de Redes Comunitárias da Amazônia.

“Os alunos fizeram a primeira entrevista para a rádio comunitária com a enfermeira Maria Inês da Fiocruz, presente com a equipe de comunicação, realizando um documentário sobre as ações realizadas nos territórios da Amazônia pelo PSA. A enfermeira falou sobre os cuidados com a saúde, com a vacinação, e outros materiais sobre saúde que vão ser vinculados no programa pela rádio” – esclareceu Sabrina Costa, da coordenação da Escola de Redes.

“Nos unimos hoje para construir as vinhetas da nossa rádio comunitária. Isso é muito importante pra nós que estamos começando esse trabalho que é muito importante para nós e nossa aldeia. Não só para nós alunos, mas também para nosso povo que fica conectado nas notícias e em tudo que acontece na nossa aldeia” – ressaltou Varlei Sousa, aluno da Escola.

Em abril, quando a mesa de som, dois microfones, cabos, fones de ouvido, suporte para microfone, caixa e retorno e transmissor FM 15 watts com antena foram instalados, o técnico Juscelino Filho realizou oficina de Gestão Comunitária e Rádio Comunitária. Na formação refletiram sobre comunicação, contexto das rádios comunitárias no Brasil,  monopólio midiático, redes sociais e comunicação, liberdade de expressão e as fake news, cidadania, programação da rádio e roteiro e critérios para escolha do grupo responsável pela rádio.

Aula inaugural da Escola de Redes Comunitárias

O projeto “Conectando os Desconectados” promovido pelas organizações APC e Rhizomatica e executada no Brasil pelo Projeto Saúde e Alegria, tem como pilar de formação e treinamento a Escola de Redes Comunitárias da Amazônia, que busca conectar comunidades desconectadas por meio do desenvolvimento de modelos, capacidades e formas de sustentabilidade para populações com foco em assistência técnica, capacitação, assessoria para advocacy e mobilização comunitária.

A escola tem 21 alunos em três estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas e Pará). A aula inaugural será no próximo sábado (18/06), quando a Escola inicia oficialmente o calendário letivo.

O evento será online e contará com a presença do coordenador do PSA, Caetano Scannavino, Padre Edilberto Sena da Rede Notícias da Amazônia e Joelma Viana – professora e comunicadora social da Rede Notícias da Amazônia.

As comunidades selecionadas que possuem integrantes que participarão da formação são: no Pará, Aldeia Solimões e Guardiöes do Bem Viver no PAE Lago Grande – ambos no município de Santarém – e a Rede Águas do Cuidar/ Casa Preta na Ilha de Caratateua, grande Belém. No estado do Amazonas, a Aldeia Marajaí, município de Alvarães – Médio Solimões; o Grupo Formigueiro de Vila de Lindóia em Itacoatiara; e a Rede Wayuri em São Gabriel da Cachoeira. No Acre, a Aldeia Puyanawa em Mâncio Lima.

O conselho de especialistas é formado por Beatriz Tibiriçá (Coordenadora Geral, Coletivo Digital), Georgia Nicolau (Diretora de Projetos e Parcerias Pró Comum), Jader Gama (Pesquisador – UFPA), Doriedson Almeida (Professor – UFOPA), Karina Yamamoto (Pesquisadora – USP e Jeduca), Guilherme Gitahy de Figueiredo (Profº UEA – Tefé – AM) e Carlos Afonso (Diretor Executivo – Instituto NUPEF).

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima