Câmara dos vereadores aprova moção de aplausos ao Saúde e Alegria

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Casa legislativa homenageou projeto nesta segunda-feira (22) em sessão deliberativa;

O vereador Biga Kalahare (PT) protocolou o requerimento de número 32/2021 onde manifestou moção de aplausos ao Projeto Saúde e Alegria a qual homenageia a instituição pelos “relevantes serviços prestados às populações tradicionais da Amazônia” e destaca o histórico de atuação desde 1987 com o objetivo de promover e apoiar processos participativos de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável que contribuem de maneira demonstrativa no aprimoramento das políticas públicas, na qualidade de vida e no exercício da cidadania das populações atendidas.

Apresenta a campanha Com Saúde e Alegria Sem Corona, que mobiliza esforços para apoiar o SUS e as comunidades ribeirinhas/indígenas. Até agora nas medidas de apoio ao sistema público, a campanha distribuiu 79.206 máscaras cirúrgicas, 10.115 máscaras face shield, 342 equipamentos de apoio à respiração, 2.000 testes de covid-19, 50 kits de medicamentos e insumos de saúde. Nas medidas de suporte direto às comunidades, foram entregues 20.436 kits familiares de higiene e proteção, 5.443 kits familiares de ajuda alimentar, 1.000 kits de apoio aos mundurukus, concluídos 5 meses de campanhas educativas e 4 rodadas de atendimento do barco-hospital.

Clique na imagem para acessar ao documento na íntegra.

A moção cita ainda a decisão do juiz federal Felipe Gontijo Lopes, da 2ª Vara Federal de Santarém, pelo arquivamento do processo que investigava os incêndios em setembro de 2019 em Alter do Chão. A proposta foi aprovada por unanimidade entre os vereadores.

Durante a seção remota, o vereador ressaltou que a decisão do juiz comprova a idoneidade da instituição que foi alvo de inúmeros ataques no Caso “Fogo do Sairé” e elogiou a atuação da ONG: “O Saúde e Alegria foi muito atacado naquele momento e hoje, mais do que nunca a gente vê que a justiça foi feita” – comentou Kalahare

Caetano Scannavino, coordenador do PSA, agradeceu ao vereador e salientou a união dos poderes executivo e legislativo com o terceiro setor para apoiar os mais afetados pela Covid-19: “Nossos agradecimentos à Biga Kalarare e a toda a Câmara dos Vereadores, que sempre foi parceira dos trabalhos do Saúde e Alegria nessa soma de esforços juntamente com a Prefeitura de Santarém e organizações comunitárias para superarmos esse momento difícil da pandemia em nossa região. […] A gente fica feliz também por essa notícia da Justiça Federal pelo arquivamento do inquérito policial, depois de tantas investigações. Mais de um ano de apuração da Polícia Federal, sem ter encontrado relação alguma com ONGs ou brigadistas, constatando o que sempre soubemos. Honrado de poder no dia de hoje, junto a essa moção de aplausos, também ver uma mensagem da Câmara de vereadores em reconhecimento a idoneidade do Projeto Saúde e Alegria” – concluiu.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima