Campanha ‘Com Saúde e Alegria Sem Corona’ promove ações na vila de Alter do Chão

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Distribuição de kits de higiene e de proteção individual para enfrentamento à covid-19 foi realizada para a Polícia Civil/Administração Distrital de Alter do Chão, Conselho Comunitário, Associação de Turismo Fluvial de Alter do chão – Atufa e comunidades do Eixo Forte;

A Campanha Com Saúde e Alegria Sem Corona esteve mais uma vez no Distrito de Alter do Chão, Santarém – PA, na última quinta-feira (18/3), para a realização de atividades de prevenção à Covid-19. A Vila, de pouco mais de 7 mil habitantes, cartão postal de Santarém, assim como a região metropolitana, está com altos índices de infectados e sofrendo grandes impactos na economia, que gira em torno do turismo.

Para evitar que a situação piore, a ação do Projeto Saúde e Alegria (PSA) priorizou tanto as famílias em situação de maior dificuldade, como as Unidades que prestam atendimento. Foram entregues 261 kits de higiene e proteção para representantes do Conselho Comunitário, Agentes Comunitários de Saúde, Atufa e Administração Distrital. Cada instituição fará a entrega conforme mapeamento prévio de famílias em situação de maior necessidade.

Coordenador do PSA – Caetano Scannavino e Agente Comunitária de Saúde da Comunidade de São Pedro – Érica Maria Lira de Oliveira.

Érica Maria Lira de Oliveira, Agente Comunitária de Saúde da Comunidade de São Pedro, ressaltou que as cestas entregues à ela, serão destinadas para as comunidades da região do Eixo Forte: Caranazal, São Raimundo, São Pedro, Ponta de Pedras e Santa Rosa. “Em nome das cinco comunidades que serão beneficiadas, nós agradecemos ao projeto por essa força que tem sido dada. Esse mês está fazendo um ano que estamos nesse processo de pandemia e agora num pico muito elevado. O vírus continua aí e a gente tem que continuar lutando, levando proteção e prevenção às famílias” – contou.

Para o coordenador do PSA, Caetano Scannavino, a participação dos ACS é muito importante para chegar até as famílias mais necessitadas de prevenção. “Fica aqui o nosso agradecimento, os nossos parabéns pelo trabalho heroico que eles fazem. Ainda mais num momento tão difícil como esse. A gente sabe das dificuldades, das carências. A gente sabe que isso não resolve tudo, mas se pudermos aumentar um pouquinho a proteção, ajudar a cuidar um pouquinho, a gente fica feliz com essa oportunidade” – disse.

Para proteção dos catraieiros da vila, afetados pela paralisação do setor turístico, foram entregues cinquenta e quatro kits. “Estou representando 54 famílias que estão paradas. A gente vive só do turismo, e como o turismo parou, a gente parou também. Agradeço muito” – explicou Ederson Serrão da Atufa.

A base das Polícias Civil e Militar também recebeu materiais para manter a limpeza e desinfecção do espaço de segurança pública, além de kits de proteção individual para os agentes públicos. “É algo que vem somar bastante com nosso trabalho. Tanto na proteção na rua, como higienizar o nosso local de trabalho”- ressaltou o Sargento da Polícia, Lindenilson da Silva Sousa.

Segundo o vice-presidente do Conselho Comunitário da Vila de Alter do Chão – Iure Dias, os 150 kits destinados à entidade vão possibilitar prevenção aos moradores em maior vulnerabilidade: “Tivemos esse elo desde o ano passado e agora mais uma vez estamos aqui beneficiando quem realmente precisa na vila. A gente só tem a agradecer”.

As doações objetivam possibilitar mais condições de proteção para populações nativas e agentes públicos que atuam na linha de frente da pandemia em Alter do Chão. “Uma ação de solidariedade, de humanidade. A gente só tem a agradecer” – falou Kleber Costa, Administrador da Vila.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima