Comunicação comunitária e linguagem radiofônica são temas de aula da Escola de Redes

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Encontro de formação da Escola de Redes Comunitárias da Amazônia, conceituou a comunicação comunitária e apresentou elementos da linguagem radiofônica 

O novo módulo de formação da Escola de Redes Comunitárias, reuniu os vinte e um estudantes dos três estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas e Pará) no último sábado (09/07), para planejar ações estratégicas de comunicação nos territórios, a partir da comunicação comunitária, adequando linguagem, conforme os gêneros e formatos radiofônicos escolhidos.

A aula foi conduzida por Angelo Madson, diretor do Instituto Idade Mídia – Comunicação para Cidadania, que apresentou conceitos sobre comunicação popular e comunitária, gêneros e formatos radiofônicos e elaboração de roteiros radiofônicos. A oficina foi a primeira sobre o tema, e terá continuidade no próximo sábado (16/07), com destaque para técnicas de produção radiofônica e artesanato sonoro/edição de áudio digital para rádio e podcast.

“É uma oportunidade pra gente poder aprimorar nossos conhecimentos e fazer uma partilha de conhecimentos e experiências. Está sendo uma oportunidade incrível de poder estar junto de jovens comunicadores da Amazônia que interligados e conectados em rede, tem feito tanto em defesa da democracia, da cultura e dos territórios da região amazônica. É uma satisfação muito grande atender a esse convite e espero que a gente realize um bom trabalho” – comentou o professor  Angelo Madson.

Juliana Albuquerque do povo Baré da Rede Wayuri de comunicação Indígena do Rio Negro, atuante em São Gabriel da Cachoeira no Estado do Amazonas, comentou sobre a importância do novo módulo de formação para a defesa dos territórios: “Vai contribuir pra nossa rede de comunicação no nosso município. Somos 55 comunicadores fazendo comunicação para dentro do nosso território. Aprendemos muitas outras técnicas que podemos estar aplicando diretamente aos nossos comunicadores, às nossas bases. Muito importante conhecermos um pouco mais sobre comunicação que é uma arma de defesa muito importante”.

Daiane Marques, da comunidade São José no Estado do Amazonas e integrante do Grupo Formigueiro, avaliou a oficina como marco para a elaboração de roteiros radiofônicos de forma prática: “aprendi muitas coisas que eu não sabia sobre a linguagem radiofônica, conteúdos de gêneros publicitários, vinheta, cortina vinheta, trilha, jingle, conceitos da comunicação. Foi muito boa” – comentou.

No próximo encontro, os estudantes criarão podcasts com a temática comunicação comunitária na Amazônia: rede e movimento (com base nos relatos de experiências e opiniões).

Escola de Redes Comunitárias da Amazônia

A Escola é o pilar de formação e treinamento do projeto “Conectando os Desconectados” promovido pelas organizações APC e Rhizomatica e executada no Brasil pelo Projeto Saúde e Alegria. A iniciativa busca conectar comunidades desconectadas por meio do desenvolvimento de modelos, capacidades e formas de sustentabilidade para populações com foco em assistência técnica, capacitação, assessoria para advocacy e mobilização comunitária.

O cronograma de aulas está distribuído entre os meses de junho e dezembro de 2022. Serão contemplados os temas: comunicação comunitária; jornalismo comunitário e ambiental; protocolos e autonomia comunicacional; segurança de dados; inovação tecnológica e empreendedorismo comunicacional; midiativismo da floresta em pé; história dos povos indígenas e afro-descendentes na Amazônia; total da área diversificada (eletivas e optativas); oficina de podcast/audacity; oficina de transmissor de rádio; oficina de mídias digitais; workshop de rádio comunitária/webradio.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima