Costureiras solidárias de Alter do Chão finalizam produção de 60 mil máscaras para profissionais de saúde

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Além de contribuir com a geração de renda para famílias da vila balneária por meio da produção de máscaras, a Campanha Com Saúde e Alegria Sem Corona promoveu entrega de mais de 15 toneladas de alimentos e kits de higiene e proteção beneficiando mais de duas mil e duzentas famílias, além de vales alimentação  na região do Eixo Forte em Santarém;

Os primeiros casos de covid-19 na região do município de Santarém no Oeste do Pará alertaram para o grande risco que profissionais de saúde estariam correndo na linha de frente do combate à pandemia. Em medida emergencial, devido a carência do município em oferecer EPIs necessários aos servidores, o Saúde e Alegria propôs em abril um convênio com costureiras do Clube de Mães de Alter do Chão para confecção de máscaras descartáveis para distribuição à Secretaria de Saúde de Santarém.

Trabalhando de casa, trinta e seis mulheres que sobrevivem do turismo local, começaram a produzir cerca de 200 máscaras por semana. Com a fabricação, as famílias que estavam com atividades paralisadas puderam complementar a renda, contou Socorro Mota do Clube de Mães: “Contribuiu muito, muitas não tinham outra renda. Foi uma forma maravilhosa de unir útil ao agradável. Cada costureira produziu cerca de 1.600 máscaras”.

Ao todo foram produzidas 48 mil Máscaras de TNT e 12.600 Máscaras de algodão, totalizando 60.600 máscaras doadas à Semsa. Na última quinta-feira (27) as costureiras receberam de forma carinhosa em agradecimento ao empenho, kits especiais do Projeto Saúde e Alegria, com produtos de higiene da natura, álcool em gel, carta de agradecimento e cartilha de prevenção.

“Foi um trabalho muito bonito. No primeiro momento de crise da covid-19 em Santarém faltaram máscaras para os profissionais de saúde que estavam na linha de frente. Com o tecido que foi doado pelos empresários e pela Semsa, elas fizeram as máscaras e trabalharam muito. A gente não tem palavras para agradecer” – destacou o médico e coordenador do PSA, Eugênio Scannavino. Ouça o áudio completo aqui:

SUPORTE AO EIXO FORTE

Também como forma de apoiar as comunidades da região, a campanha promoveu distribuições a partir do apoio de parceiros, nos polos do Eixo Forte com distribuição de mais de quinze toneladas de alimentos, kits de higiene e prevenção e 779 cartões vale-alimentação para o Movimento Indígena de Alter, Catraieiros, Agremiações dos Botos Tucuxi e Cor-de-Rosa e Conselho Comunitário de Alter do Chão, beneficiando mais de duas mil e duzentas famílias.

Uma das entregas na Escola Borari, em Alter do Chão.

Os itens de alimentação e higiene atenderam as seguintes comunidades: Eixo forte, Alter do Chão, São Pedro, Santa Rosa, Ponta de Pedras, Pajuçara, São Francisco Carapanari, São Sebastião, Vila Nova, Irurama, Caranazal, Ponte Alta, Bairro Nova União e Alter do Chão. Também foram entregues kits de higiene e proteção diferenciados para os serviços públicos, como a UBS 24h de Alter do Chão, PM de Alter do Chão, UBS Cucurunã / Ramal dos Coelhos, São Brás / Rocinha / Santa Luzia. Os catraieiros de Alter e Costureiras de Alter foram contemplados com os itens.

Veja a matéria do lançamento da campanha e assinatura do convênio com a Rede Solidária em abril de 2020:

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima