Crianças da Resex plantam mudas em homenagem ao dia da Árvore

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Plantio foi realizado no Centro Experimental Floresta Ativa na comunidade Carão às margens de igarapé assoreado na tentativa de recuperá-lo. Ação integra conceitos de educação ambiental e sintropia;
No próximo sábado (21) o Brasil celebra o dia da árvore em que busca despertar a conscientização quanto a importância dela para o meio ambiente e incentivar ações ecologicamente corretas. Em homenagem à data, setenta estudantes da Escola Nossa Senhora Aparecida da comunidade Pedra Branca, professores e colaboradores do Centro Experimental Floresta Ativa realizaram uma ação nesta quinta-feira (19).

Preocupados com o desaparecimento de um igarapé na comunidade Carão, a equipe decidiu realizar o plantio de 60 mudas das espécies Buriti, Patauá, Açaí, Bacaba, Andiroba, Cajú e ingá às margens do manancial. A atividade que fortalece junto aos estudantes a importância de cuidar do meio ambiente, apresentou conceitos de sintropia, aprendidos durante o Seminário Amazônia em Sintopia: Ciência, Agricultura e Floresta com Emst Gotsch.

Na ação crianças aprenderam sobre o processo de germinação das plantas, crescimento, modo de plantar e adubação. Segundo o gestor do Cefa, Alailson Rêgo mais de 80 pessoas participaram do evento, dentre alunos, professores e integrantes do centro. “A ideia é dar continuidade nesse plantio. A gente plantou espécies que vão contribuir para que a nascente não seque por completo. A intenção é manter as Áreas de Proteção Permanente em pé com a parceria das comunidades” – reforçou.

Para o diretor da escola Marcos Lopes a atividade despertou o interesse das crianças da região que além de animadas com a iniciativa, se tornam multiplicadoras de conhecimento: “esse projeto é muito importante onde a gente vai conscientizar, falar sobre a importância da árvore. Contribuiu bastante para a aprendizagem dos alunos onde houve essa troca de conhecimento”.

Fotos: Alailson Rêgo/PSA.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima