Escola de Redes Comunitárias realizará curso de energia fotovoltaica e construção de sistema Hermes em Santarém

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Vinte e um alunos da Escola de Redes Comunitárias da Amazônia, participarão no período de 12 a 17, de formação presencial para implementar tecnologias de conectividade em áreas remotas 

Alunos de três estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas e Pará), se encontrarão em Santarém, no estado do Pará, na próxima semana. Serão seis dias de imersão na oficina que abordará os princípios da energia fotovoltaica e construção do Sistema de Intercâmbio Multimídia Rural e Emergência de Alta Frequência (Hermes).

O objetivo da formação é proporcionar prática da construção em princípios de uso de energia fotovoltaica e sistema Hermes, a partir de instalações dos equipamentos e o conteúdo teórico. A oficina será ministrada pelos professores Roger Luiz Godoy, Evandro Oliveira e Matheus Paulino, e conceituará, dentre outras coisas, o sistema de comunicação autônomo, história da Rádio, HF Rádio, frequência/amplitude/comprimento da onda, montagem de painel solar, protocolos de comunicação e montagem de antenas.

A proposta é que os estudantes que moram em áreas de comunidades dos três Estados, possam aprender as técnicas práticas, e utilizar as tecnologias para potencializar a conectividade em suas regiões. Na prática, eles aprenderão a montar, cortar, instalar e configurar equipamentos como  antenas e painéis solares.

“Vamos estar reunidos em Santarém fazendo uma formação em princípios de energia fotovoltaica e construção de uma rede comunitária Hermes. Estamos nesse processo de organização do espaço e acolhimento. A parte logística de chegar a Santarém é intensa apesar de estarmos na mesma região. Os alunos estão bastante animados, ansiosos e muito felizes de poder estar aqui com a gente”, contou a coordenadora da Escola, Sabrina Costa.

A escola é o pilar de formação e treinamento do projeto “Conectando os Desconectados”, uma iniciativa global, promovida pelas organizações APC e Rhizomatica e executada no Brasil pelo Projeto Saúde e Alegria. O objetivo da iniciativa é conectar comunidades desconectadas por meio do desenvolvimento de modelos, capacidades e formas de sustentabilidade para populações com foco em assistência técnica, capacitação, assessoria para advocacy e mobilização comunitária.

A partir do encontro – o segundo presencial da turma que desde junho, participa de formações virtuais, é estimular alternativas à conectividade, à internet para áreas remotas, para áreas em que o mercado não vai atender, às companhias telefônicas não tem interesse em atender e o Estado não está chegando com políticas públicas.

Nós vamos conhecer e montar duas estações de rádio para se comunicarem e mostrar essa alternativa. É um programa chamado Hermes, onde são feitas conexões via rádio amador. Durante muito tempo foi a única comunicação e ainda é em várias regiões da Amazônia. O que foi feito é fazer com que com o rádio amador, você consiga transferir para internet e poder ter acesso ao whatsapp e o correio eletrônico. É um projeto experimental, já está funcionando no Xingu e no Acre, e nós vamos fazer com a Rizhomática, que é a empresa que desenvolveu essa aplicação, toda a experimentação”, explica o coordenador da Escola, Paulo Lima.

As comunidades selecionadas que possuem integrantes na formação são: no Pará, os projetos Ciência Cidadã na Aldeia Solimões e Guardiöes do Bem Viver no PAE Lago Grande – ambos no município de Santarém – e a Rede Águas do Cuidar/ Casa Preta na Ilha de Caratateua, grande Belém. No estado do Amazonas, a Aldeia Marajaí, município de Alvarães – Médio Solimões; o Grupo Formigueiro de Vila de Lindóia em Itacoatiara; e a Rede Wayuri em São Gabriel da Cachoeira. No Acre, a Aldeia Puyanawa em Mâncio Lima.

Serviço 

O quê? Princípios da energia fotovoltaica e construção do Sistema de Intercâmbio Multimídia Rural e Emergência de Alta Frequência (HERMES)

Onde? Chácara A&C, Mararu, Santarém-PA

Quando? 12 a 17 de outubro de 2022

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima