Expedição distribui 17 toneladas de kits para enfrentamento à covid-19 na várzea

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Ação da campanha #ComSaudeeAlegriaSemCorona beneficiou trinta e nove comunidades das regiões de Urucurituba, Aritapera, Ituqui e Tapará;

Uma grande operação logística para entrega de kits de higiene e proteção, reuniu esforços do Projeto Saúde e Alegria, Sapopema, STTR-Santarém e Colônia de Pescadores Z-20 para atender 2.500 moradores de 39 comunidades da várzea em Santarém. Divididos em três barcos, parceiros e voluntários da campanha, realizaram a distribuição nas localidades que neste período do ano, se encontram na cheia dos rios.

A primeira etapa de distribuição ocorreu sob forte chuva. Apesar disso, as lideranças que aguardavam as equipes, relataram satisfação com o apoio para as famílias que necessitam de suporte para a prevenção:

“A higiene faz parte para combater a covid. Os kits vem na hora certa e é a segunda vez que vem e eu quero agradecer muito em nome da comunidade” – Presidente da Associação de Moradores de Cabeça d’Onça, Antônio Azevedo.

“Tem pessoas que não tem condições de estar comprando né, e vai ajudar muito” – coordenador do núcleo de base de Piracãoera de Cima, Manoel Ferreira.

“A gente está se protegendo. As pessoas estão indo menos em Santarém, usando máscara, álcool em gel… Nós estamos trabalhando com prevenção pra melhorar essa situação. Esses kits vão ajudar muito, principalmente as pessoas mais carentes” – Maria Rêgo – Agente Comunitária de Saúde.

“A gente acha proveitoso porque vem pra ajudar a gente. Nós estamos longe da cidade” – Iracildo Rêgo de Sousa – comunidade São Ciríaco, Urucurutiba.

Itens desembarcam em bajaras para distribuição das lideranças comunitárias.

Santarém atingiu na terça-feira (13), a marca de 895 óbitos e 17.159 casos confirmados pela doença. Segundo o censo do IBGE em 2020, a população do município foi estimada em 306.480 pessoas, e cerca de 25% desse percentual é formado por população rural. A maior preocupação da campanha é com este público que segundo o coordenador da Sapopema, Antônio José Bentes, é mais vulnerável: “As comunidades da zona rural de Santarém estão numa situação desfavorável e de maior vulnerabilidade em relação à pandemia. Primeiro porque estão distantes das estruturas de acesso, os custos de deslocamento são elevados e nem sempre possuem condições para fazer. Esse esforço de parceria para entrega de kits de higiene e limpeza é no sentido de contribuir para que essas famílias tenham o mínimo para se proteger contra a doença”.

Para o coordenador de Educomunicação do PSA, Fábio Pena, a parceria das entidades tem como principal motivador, proteger as comunidades por meio da prevenção: “Esse ano tivemos muito mais casos do que no anterior e isso aumenta a nossa preocupação em incentivar as comunidades a manterem os hábitos de higiene e proteção, os básicos principalmente: lavar as mãos, usar máscara e álcool em gel pra se prevenir. A gente sabe que na realidade das comunidades são os itens que ficam pra depois porque a falta de recursos limita o acesso desses produtos e também precisa ir na cidade para adquirir” – ressalta.

Kits específicos para Unidades Básicas de Saúde ribeirinhas foram entregues aos profissionais de saúde.

Compõem os kits: água sanitária, sabão de coco, álcool em gel e máscaras. Também foram entregues kits para as Unidades Básicas de Saúde, compostos por água sanitária, sabão de côco, panos de chão, luvas, papéis higiênicos, rodos, vassouras, sabão em pó, detergentes, copo descartável e álcool em gel.

A ação beneficiou moradores de Aracampina, Fé em Deus, Conceição (Santa Inês), São Benedito, Vila Marcos, Loudes, Nova Vista, São José, São Raimundo, São Ciriaco, Campos do Urucurituba, Campos do Aramanaí, Igarapé do Costa, Piracaoera de Baixo, Piracaoera de Cima, Boca de Cima do Aritapera, Santa Terezinha, Ponta do Surubi AÇU, Praia do Surubia Açu, Centro do Surubiaçu, Enseada do Aritapera, Centro do Aritapera, Carapanatuba, Cabeça D’onça, Água Preta, Mato Alto, Ilha de São Miguel, Costa do Aritapera, Correio do Tapará, Barreira do Tapará, Costa do Lago, Costa do Tapará, Pixuna, Santa Maria, Tapará Miri, Tapará Grande, Santana do Tapará, Boa Vista e Igarapé da Praia.

“Muitas famílias das comunidades ribeirinhas que estão sem acesso à política pública do governo. Então essa parceria é muito importante porque está levando vida, melhoria da qualidade de vida das famílias” – Ladilson Amaral – Diretor do STTR de Santarém.

“A gente está acompanhando, ajudando no trabalho para fazer o que for preciso” –  Gilmar Pinto – coordenador da base da Colônia de Pescadores Z-20.

Ação da campanha contou com a presença do Spider-man do Bloco dos Heróis.

*Ascom Projeto Saúde e Alegria/ Ascom Sapopema.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima