Famílias de Arimum no Rio Arapiuns celebram inauguração de sistema de água movido a energia solar 

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Através de parceria do Projeto Saúde e Alegria com a Prefeitura Municipal de Santarém, trinta e três famílias foram beneficiadas com as tecnologias de acesso à água;

Operando desde março de 2021, os sistemas foram oficialmente entregues no mês de comemoração do aniversário de Santarém. 156 pessoas de trinta e três famílias foram beneficiadas com os sistemas que compreendem água encanada, bombeada através de energia fotovoltaica.

“Hoje é um dia de festa para todos da aldeia. Uma obra esperada por tantas gerações. Tanto tempo esperávamos por água de qualidade e finalmente o momento chegou” – cacique da Aldeia João Ednaldo Arapiun.

A tecnologia entregue aos moradores possui estrutura de um poço tubular de oitenta metros de profundidade e quatro polegadas de diâmetro; conjunto moto bomba de dois cv movido a energia solar, mil e quinhentos metros de rede de distribuição, e um reservatório de dez mil litros. As obras foram possíveis através da parceria entre a prefeitura e o PSA.

“São muitos os avanços que temos conseguido por meio de programas e parcerias, levando assim dignidade aos moradores. São parcerias que somam esforços para melhorar a qualidade de vida das famílias nas comunidades e aldeias” – Silvanei Rodrigues, técnico do PSA.

O Saúde e Alegria foi responsável pela construção da rede de distribuição de água de 1500 metros de rede e sistema de energia solar para o bombeamento de água e instalação, onde contou com o apoio da Fundação a Avina Coca-Cola.

De acordo com o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, o projeto é uma reivindicação antiga dos moradores da localidade. Com a implantação, atenderá as demandas de distribuição de água de várias famílias da comunidade e aldeia, garantindo assim mais qualidade de vida, onde passarão a receber água nas suas residências.

“A nossa proposta é essa: levar água com qualidade aos moradores. Isso se soma ao trabalho dedicado, responsável e comprometido do nosso prefeito em atender os munícipes, levando políticas públicas a diversas localidades. Nos sentimos felizes em dar continuidade ao projeto que é levar abastecimento de água para as comunidades e aldeias mais distantes”, enfatizou Costa.

Até junho de 2021, o PSA beneficiou 32 comunidades com sistemas de energia solar para bombeamento de água para mais de 1.500 famílias.

Na cerimônia de entrega realizada em 27/06, participaram o prefeito Nélio Aguiar e a titular da Semtras Celsa Brito, os secretários municipais Bruno Costa (Semap), o técnico do PSA Silvanei Rodrigues, o representante da Ong Alemã Wolfenguen Mauer e lideranças das aldeias.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima