Flona recebe equipamentos para prevenção e combate a incêndios florestais

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Projeto Saúde e Alegria doou itens que serão auxiliares da brigada da Floresta Nacional do Tapajós com abrangência nas vinte e seis comunidades do território;

Em mais uma ação de apoio às brigadas para prevenção e combate aos incêndios em áreas de floresta, o Projeto Saúde e Alegria realizou nova entrega de equipamentos, desta vez ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para a Floresta Nacional do Tapajós (FLONA). “É um material importante para o combate aos incêndios que acontecem sempre no verão. E ter uma brigada preparada pra isso é importante para apagar o incêndio de forma ágil” – disse o coordenador do PSA, Eugênio Scannavino.

A instrumentalização das brigadas faz parte das ações do Programa Floresta Ativa que anualmente renova seus apoios às formações de brigadistas e campanhas de prevenção e combate aos incêndios. Através de voluntários treinados, é possível atuar de maneira rápida e evitar grandes queimadas, desde que disponham de equipamentos adequados para o combate.

Para apoiar neste trabalho, foram entregues ao ICMbio na última terça-feira (30/12): Soprador Sthil BR 600, Motosserra Sthil MS 230, Roçadeira Shtil MS 220, Mochila costal flexível Guarany, GPS Garmim 64s e Kit para maleta de mão de primeiros socorros (compressas de gaze, termômetro, esparadrapo, algodão, antisséptico tópico, água oxigenada, solução fisiológica ataduras , álcool 70%).

Vinte e dois itens foram entregues ao ICMbio para auxiliar no trabalho de combate aos incêndios. Foto: Ana Daiane/PSA.

“Pra gente é importante receber esses equipamentos para o trabalho de combate a incêndios. No segundo semestre tem uma incidência maior de focos e por isso equipar a nossa brigada é fundamental” – Chefe da Floresta Nacional do Tapajós/ICMBio, José Risonei Assis.

“Já vivemos momentos ruins na Flona. A floresta ainda está se recuperando de incêndios fortes, e com essa parceria, nós podemos evitar o que aconteceu nos anos anteriores. Com esses equipamentos os brigadistas terão mais ferramentas para trabalhar” – Federação da FLONA, Raimundo Vitor Fernandes.

“Esses kits estavam faltando pra gente e vai ajudar muito pra dar continuidade ao nosso trabalho. Rezar pra não ter incêndio na floresta que é melhor ainda” -Chefe da Brigada da FLONA, Antônio Júnior.

A doação dos equipamentos é uma parceria com a Natura Cosméticos S.A. Desde 2019 são articuladas ações à proposta do  Plano Territorial de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, construído com participação de representantes da RESEX, FLONA, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ICMBio e Brigada de Alter, quando foram traçadas estratégias para atuação das entidades no combate e prevenção às queimadas na região.

Floresta Nacional do Tapajós é rica em diversidade vegetal e abriga vinte e seis comunidades. Foto: Steve Mcqueen/PSA.

“Esse apoio às Brigadas da FLONA e anteriormente ao 4° GBM só foi possível através de um apoio da NATURA COSMÉTICOS S. A que já atua na compra de sementes da Floresta e contribuiu para que as instituições possam ter equipamentos de combate ao fogo caso necessite de uma intervenção, principalmente no período de seca”, esclareceu a técnica do PSA, Ana Daiane.

Leia também:

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima