Semana Mundial do Meio Ambiente com Saúde e Alegria

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Abertura da programação da semana mundial do meio ambiente coordenada localmente pela Prefeitura de Santarém reuniu professores na Escola de artes Emir Bemerguy e contou com a animação dos palhaços arte educadores do PSA;

O evento que marca oficialmente as atividades da semana do meio ambiente da rede municipal de ensino foi realizado nesta terça (04) para mobilizar e inspirar as escolas a realizarem ações de educação ambiental focando atitudes responsáveis com o meio ambiente e o consumo consciente dos estudantes.

Gestores Escolares e Coordenadores das Unidades de Educação da Rede Municipal de Educação participaram do encontro que destaca o tema “Meio ambiente, responsabilidade de todos”. A pedagoga da Semed – Gerusa Vidal destacou a proposta da atividade junto aos educadores: “A gente está planejando montar uma agenda ambiental da secretaria e das escolas. A intenção é estimular os professores e diretores para pensarem uma agenda positiva nas questões ambientais em relação a temas que tem conexão com a realidade escolar”.

O projeto Saúde e Alegria participou da abertura com a intervenção lúdica sobre educação ambiental com os educadores sociais e palhaços Pimenta e Leila. A arte educadora do PSA- Elis Lucien relembrou que o projeto, há anos, desenvolve junto as comunidades da região o trabalho de educação ambiental, e que, em 2015 fez uma parceria com a prefeitura de Santarém para elaborar um guia pedagógico para professores com conteúdo lúdico e informativo sobre o trabalho de educação ambiental para as comunidades, dentre elas Suruacá.

O Projeto Territórios de Aprendizagem, fruto da parceria entre o Projeto Saúde e Alegria – PSA e a Secretaria Municipal de Educação de Santarém com o apoio do Programa Norte de Saberes da Fundação Carlos Chagas, surgiu com o intuito de trazer referências pedagógicas que pudessem contribuir no processo de conquista das melhorias necessárias à educação no contexto amazônico.

O programa compreendeu a escola a partir do conceito de território – espaço marcado não apenas pelas características geográficas, como também pelas relações humanas, auxiliando os sujeitos na compreensão de sua realidade, para que se tornem cidadãos mais críticos e reflexivos e que possam assim agir sobre ela.

O Guia de Apoio Pedagógico pode ser baixado aqui.

Fotos: Elis Lucien/PSA.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima