Piscicultores de Anã da Resex, participam de capacitação para fabricação de ração para peixes em MT

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Programa Floresta Ativa do Saúde e Alegria, doou extrusora para produção de ração para peixes com apoio da L’Oreal. Piscicultores participaram de capacitação no Mato Grosso para usar equipamento na comunidade Anã, na Resex Tapajós-Arapiuns 

O Grupo Mulheres Somadoras em Ação (MUSA) da comunidade Anã em Santarém, no Pará, conquistou a realização de um sonho: ter uma máquina própria para produzir ração para alimentar os peixes criados pelo grupo na comunidade.

Quatro integrantes da iniciativa, participaram no período de 03 a 07 de julho, de treinamento em fabricação de ração para peixe no município de Alta Floresta no Mato Grosso, acompanhados do Coordenador de Extensão Rural do PSA, Márcio Roberto. “O objetivo desse treinamento foi repassar aos produtores, o processo de instalação, produção e fabricação da ração desde a montagem dos equipamentos até a manutenção” – comentou.

Além da capacitação, os piscicultores foram até o município buscar a extrusora (máquina) que tem capacidade de produzir 150 quilos de ração por hora. “Uma das nossas dificuldades era não ter a máquina de fazer ração. Buscar essa extrusora é a realização de um sonho porque eu via o esforço que os piscicultores faziam. Com essa máquina isso está resolvido” – comemorou a jovem Elizana dos Santos, integrante do grupo.

O equipamento fomenta a cadeia da piscicultura em Anã, que se destaca com o Turismo de Base Comunitária (TBC) e aposta na criação de peixe como atrativo turístico, possibilitando aos visitantes conhecer os tanques e alimentar os peixes. A iniciativa surgiu em 1999, quando moradores resolveram investir na piscicultura, criando tambaqui, como alternativa econômica sustentável. O grande desafio, contam os moradores, sempre foi alimentar os peixes com rações compradas no mercado com custos altos para aquisição e transporte até à comunidade.

O intercâmbio realizado no Mato Grosso, foi uma iniciativa do Projeto Saúde e Alegria que tem buscado fortalecer as iniciativas comunitárias, com infraestruturas adequadas à demanda local. Na visita à fábrica de ração em Alta Floresta, os criadores puderam acompanhar as etapas de produção e uso da máquina, para montagem e manutenção na própria comunidade de forma independente.

Foi um sonho. A gente sempre tinha essa vontade de conseguir essa máquina para favorecer o nosso trabalho de criação do peixe em Anã. Estou muito feliz de ter feito essa busca. Agora a gente vai trabalhar com essa parceria em busca de nossos objetivos. E as coisas estão se realizando. Daqui pra frente é só sucesso” – Eucledison Cardoso Amorim.

“Pra mim foi um espetáculo. Vai ajudar muito a aumentar a produção de peixe em Anã” – Maria Madalena Lopes.

“Foi uma alegria muito grande quando eu cheguei lá e topei com a máquina montada e fomos fazer os testes. Vai ajudar muito pra nós que trabalhamos com peixe. Nós estamos contando os dias pra ela chegar na comunidade” – José Martins da Silva.

O projeto conta com o apoio da L’Oreal que possibilitou a aquisição da máquina e da TNC que está possibilitando a instalação do sistema de geração de energia para operar o equipamento.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima