“Prevenir, orientar e encaminhar” – diz ACS sobre Curso de Educação em Saúde

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Oitavo Módulo da Educação Permanente em Saúde destacou a identificação da acuidade visual para seleção de pacientes para a Jornada de Cirurgias dos Expedicionários e avaliou módulos anteriores;

No lotado auditório do Saúde e Alegria, Agentes comunitários das regiões do Tapajós e Arapiuns participaram da oitava etapa de capacitação permanente para atuação nas respectivas comunidades. Além dos agentes, os enfermeiros responsáveis pelo trabalho nas regiões também participaram desta etapa. Para Albanira Lúcia, enfermeira da Vila Gorete no Rio Arapiuns, os módulos tem contribuído expressivamente no dia a dia dos atendimentos, conta: “A partir do momento que eles adquirem conhecimento, eles chegam na comunidade e começam a elaborar educação em saúde voltada para esse tema”.

Nas Comunidades Capixauã, Novo Progresso do Capixauã, Aldeia Vista Alegre e Aldeia Araçazal no Rio Tapajós, a agente Marlene Santos contou que o trabalho tem fortalecido a premissa de prevenção aos ribeirinhos: “A gente vê hoje na nossa região que há muitos problemas de saúde e complicações. As mulheres principalmente precisam se cuidar e nós como agentes de saúde precisamos orientá-las porque nós estamos para prevenir, orientar e encaminhar… Saúde é importante para todos nós” – reflete.

O encontro realizado nesta quinta (03/10) possibilitou aos agentes aprofundamento nos conhecimentos para melhor identificação de estudantes e diabéticos em situação de baixa acuidade visual para a jornada cirúrgica e recebimento de óculos de grau. A Expedição em Saúde será realizada na comunidade São Miguel no Arapiuns no período de 29 de novembro a 07 de dezembro.

“Avaliamos indicadores: cobertura vacinal em crianças, porcentagem de crianças com baixo peso, cobertura de exames de preventivo em mulheres, pré-natal. Fizemos essa avaliação para no mês que vem traçarmos metas e diretrizes para atuar e melhorar as problemáticas” – explicou a Enfermeira do PSA, Marcela Pinheiro sobre a segunda etapa do módulo.

Os módulos anteriores abordaram: Saúde da Mulherimportância do aleitamento maternosaúde das criançasSaúde do adolescente, atendimentos em primeiros socorrossaúde do idoso, Hérnia e catarata.

Expedicionários da Saúde

A Associação Expedicionários da Saúde (EDS) é uma organização brasileira sem fins lucrativos criada em 2003 por um grupo de médicos voluntários. Tem como objetivo principal levar atendimento médico, principalmente cirúrgico às populações geograficamente isoladas da região da Amazônia Legal Brasileira.

Através do programa “Operando na Amazônia” são oferecidos serviços complementares aos programas de atendimento à saúde indígena já existentes. O projeto realiza três expedições por ano e visa evitar a necessidade de deslocamento, custoso e traumático, do paciente e sua família aos centros urbanos.

O maior número de cirurgias ocorre nas especialidades de oftalmologia e cirurgia geral. Mas cirurgias pediátricas, ortopédicas e ginecológicas de média complexidade também são oferecidas. De forma complementar a esse trabalho, são realizados consultas e atendimentos nas especialidades de oftalmologia, clínica geral, pediatria, ginecologia, ortopedia e odontologia.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima