Rede Nacional de Organizações para as Energias Renováveis visita comunidades da Amazônia

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

A Renove através de membros estabelecidos em várias regiões do Brasil conheceu os trabalhos desenvolvidos pelo PSA nas comunidades Anã, Carão e Urucureá, além de discutir projetos de energia limpa para a região;

A maior rede brasileira de organizações não governamentais dedicadas à promoção e inclusão das energias renováveis na agenda do desenvolvimento sustentável no Brasil esteve em Santarém para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo PSA nas comunidades da região. Representantes do Instituto Consciência Limpa, Instituto Ecoengenho, Instituto Joazeiro, Instituto Mamirauá, Ideaas, Renove e Projeto Saúde e Alegria viajaram para as comunidades Carão, Urucureá e Anã para ver as instalações de energia solar.

A primeira unidade visitada foi o Centro Experimental Floresta Ativa “onde conheceram o sistema instalado na comunidade Carão para distribuição de energia na casa das famílias. Fomos para Urucureá conhecer o trabalho das artesãs e o projeto de energia solar para bombeamento de água e seguimos para a comunidade Anã” – contou o técnico do PSA – Silvanei Rodrigues.

As visitas foram realizadas nos dias 9 e 10 de julho. Na quinta (11), os membros participaram de reunião na sede do Saúde e Alegria para falar sobre as experiências e traçar estratégias. “Estivemos conhecendo os projetos em andamento e avaliando formas de estabelecemos interações. De sorte que a troca de conhecimentos entre os membros da rede possam contribuir para o progresso dos projetos locais. […] Estamos avaliando como podemos trazer contribuições para que esses projetos possam ser implementados com a introdução do progresso técnico em benefício do desenvolvimento sustentável” – explicou o presidente da Renove Fabio Rosa.

A interação dos membros da Rede Nacional de Organizações para as Energias Renováveis fortaleceu o trabalho de multiplicação do conceito de energia limpa e ampliou as parcerias, relatou o gestor de negócios sustentáveis do PSA – Davide Pompermaier: “Somar oportunidades de investimentos em soluções adaptadas ao contexto regional. Hoje começamos a construir parcerias para o monitoramento do sistema de energia solar com a Universidade do Ceará que tem um trabalho nesse sentido e parceria para melhorar a solução de biodigestores adaptáveis a realidade da Amazônia”.

Atualmente o PSA contabiliza a instalação de vinte sistemas que atendem o abastecimento de água para vinte e oito comunidades, dois sistemas no Centro Experiemental, na comunidade Carão e um sistema para empreendimentos na pousada de Anã. O coordenador Caetano Scanavinno definiu o encontro como uma imersão pelas comunidades “para aprendizados, intercâmbio e transferência de tecnologias sociais que melhorem o trabalho de cada um”.

Renove

A Rede Nacional de Organizações da Sociedade Civil para as Energias Renováveis é a maior rede brasileira de organizações não governamentais dedicadas à promoção e inclusão das energias renováveis na agenda do desenvolvimento sustentável no Brasil.

Constituída no ano de 2000 por um grupo de entidades atuantes em todas as regiões do País, a RENOVE é uma organização representativa da sociedade civil brasileira, constituída para promover marcos legais e políticas públicas relacionadas às energias renováveis.

A formação diversificada dos associados garante à RENOVE o conhecimento das diferentes peculiaridades das regiões brasileiras. Tal característica possibilita a proposição de políticas públicas efetivas e em consonância com a realidade de cada região.

Com a experiência e profissionalismo dos associados da RENOVE, é possível apontar e demonstrar soluções inovadoras, por meio do uso de “energias limpas”, para problemas recorrentes no âmbito da eletrificação rural, eficiência energética e meio ambiente.

Desafios encontrados na remoção de pobreza, geração de renda, desenvolvimento socioeconômico, saúde e educação também podem ser minimizados com a implementação das atividades e proposições da RENOVE.

Fotos: Silvanei Rodrigues/PSA.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima