Rodas de conversas são realizadas em comunidades da Flona e Resex para prevenção a queimadas e incêndios florestais

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Atividade integra Campanha Comunidade Unida, Preserva a Vida e busca sensibilizar comunitários sobre os cuidados para a utilização do fogo na agricultura;

Professores, diretores, lideranças comunitárias e brigadistas voluntários estão participando dos encontros para dialogar sobre os riscos das queimadas durante o preparo das terras para plantios, e as alternativas viáveis para evitar os incêndios florestais. Nesta rodada, foram mapeadas as comunidades das regiões da Floresta Nacional do Tapajós, Município de Belterra,  e da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, Município  de Santarém,  com maior índice de ondas de calor e iminência de queimadas.

Comunitários exibindo cartazes da campanha. Foto: ICMbio.

Na estratégia do ICMBio, Projeto Saúde e Alegria, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Tapajoara e Federação da Flona, estão sendo visitados moradores de Maripá, Anumã, Solimões, Amorim, Parauá, Surucuá, Marituba, Vista Alegre do Capixauã, Boim, Cametá, Piquiatuba e Tauari.

No período de 30/09 a 03/10, as 12 comunidades receberão orientações sobre o bom uso e manejo do fogo, além de banners, folders e cartazes educativos. Os materiais didáticos também serão distribuídos nas escolas para que todos sejam multiplicadores das informações.

“A atividade busca atender a uma demanda crescente. Nós estamos propondo a realização de rodas de conversa nas comunidades principais onde existe a maior incidência de focos de calor e consequentemente possibilidade de incêndios florestais de grandes proporções. Ela vai ser uma roda de conversa com o número reduzido de participantes. Mas nós temos certeza que esse público vai repassar para os demais” – explicou Jaqueline Nobrega, do ICMbio.

Comunidade Unida, Preserva a Vida

Roda de conversa. Foto: Ana Daiane/PSA.

As ações da campanha buscam sensibilizar comunitários sobre os cuidados para a utilização do fogo na agricultura – uma prática cultural e antiga na região. Com foco na prevenção de incêndios florestais acidentais como decorrência da queima de áreas para o plantio de subsistência, a campanha leva orientações sobre como fazê-la da forma mais segura e com autorização dos órgãos ambientais responsáveis, ressaltando as práticas de roçado sem queima e explicando sobre as medidas em caso de o fogo sair do controle.

A campanha é fruto da união de órgãos públicos como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO e suas gestões na Floresta Nacional do Tapajós e Resex Tapajós-Arapiuns, a Defesa Civil do Pará em conjunto com o Corpo de Bombeiros – 4ºGBM, representações comunitárias como a Federação da Floresta Nacional do Tapajós, Organização da Resex – Tapajoara e organizações da sociedade civil como o Projeto Saúde e Alegria por meio de seu programa Floresta Ativa.

Como norte para as ações está a proposta do Plano Territorial de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, articulado em outubro de 2019, em que se planejou capacitação para novos brigadistas, oficinas de prevenção a incêndios florestais e apoio para aquisição de equipamentos para os combates.

Nesta etapa, estão sendo distribuídos materiais impressos como folders e cartazes educativos com esclarecimentos sobre a Queima Controlada – os métodos para preparo do terreno para agricultura, horário correto para queima, posição do vento e mobilização da comunidade para ajudar controlar o fogo. Busca ainda orientar sobre o decreto federal 10.424/2020, que suspendeu a permissão para o emprego do fogo na Amazônia e Pantanal, mas permite para práticas agrícolas de subsistência, desde que informadas e autorizadas junto a um órgão ambiental responsável.

Também estão sendo veiculados programas de rádio e podcasts pelas redes sociais e WhatsApp com vinhetas e reportagens sobre a temática, voltados para os comunitários de regiões rurais. Materiais educacionais ilustrativos para circulação nas redes sociais também fazem parte do projeto.

 

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima