Saúde e Alegria apoia campanha ‘Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes!’

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Lançada em Santarém, campanha nacional objetiva combater o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes;

Em todo o país, mobilizações estão sendo feitas para defender os direitos de crianças e adolescentes. Em Santarém, Oeste do Pará, a abertura da campanha foi realizada na segunda-feira (17) e reuniu representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente (Comdca), Conselhos Tutelares, Centro de Referência Especializado de Atendimento Social (Creas), Parapaz e instituições da não governamentais que possuem cadeira na Rede de Proteção, como o Saúde e Alegria.

Durante o lançamento, foi implantado o Fluxo de Escuta Qualificada e divulgado o Diagnóstico de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, elaborado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e a Vigilância Socioassistencial. Segundo o diagnóstico, em 2018, foram registrados 277 casos de abuso sexual de crianças e adolescentes; em 2019, 426; em 2020, 325 e no primeiro trimestre de 2021 foram registrados 92 casos.

Em entrevista ao Saúde e Alegria a vice presidente do Conselho Municipal dos Direitos de Criança e do Adolescente, Marileuda Cunha, esclareceu que este é um momento importante para alertar a sociedade quanto às violações: “Chamar toda sociedade para a importância de combater esse tipo de violação de direitos de crianças e adolescentes como diz a campanha: esquecer é permitir, lembrar é combater. Quando a gente se cala é como se a gente fosse cúmplice desse tipo de violência. Hoje o meio mais prático de se combater é a denúncia. O Disque 100 encaminha para os órgãos que fazem a apuração do crime e garante o sigilo do denunciante”.

O Projeto Saúde e Alegria apoia a campanha e ressalta que desde sua idealização na década de 80, tem voltado campanhas educativas nas comunidades com objetivo de esclarecer os direitos da criança e adolescente. Segundo a Arte educadora do Projeto Saúde e Alegria e conselheira de direito, Elis Lucien, atividades lúdicas como a produção de Radionovelas, cartilhas, fotonovela comunitária e projetos de comunicação  são algumas das atividades desenvolvidas para abordar os temas junto às comunidades. “O Saúde e Alegria tem um trabalho voltado para ações de promoção do Estatuto da Criança e do Adolescente junto aos multiplicadores do ECA nas comunidades da região da Resex e Flona” – acrescenta.

Programação da campanha em Santarém segue até o dia 28. Confira: 

18/05 – “Dia D”: será trabalhado por meio de divulgação virtual com um vídeo com os entes envolvidos nesse enfrentamento. Os 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), do município seguem desenvolvendo várias atividades sobre a prevenção.

20/05 – Lançamento da Campanha Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil pela equipe das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) no Ciam, às 09h30.

28/05 – Formação de Escuta Qualificada para a rede de defesa e proteção de crianças e adolescentes sobre os processos e encaminhamentos do fluxo implementado no município das 14h00 às 17h00.

Com informações da Rede Mocoronga e Ascom Semtras.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima