Saúde e Alegria está entre as 100 melhores ONGs do país

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Na terceira edição do prêmio do Instituto Doar, foram conhecidas cem instituições que se destacam no Brasil pela transparência e gestão em suas atuações;

O Mundo Que Queremos e Rede Filantropia, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas anunciaram na noite desta segunda-feira (18) os nomes das instituições selecionadas pela premiação no Teatro J. Safra, em São Paulo.

Nesta edição, foram avaliados 47 critérios de 757 entidades participantes, como estrutura https://saudeealegria.org.br/wp-content/uploads/2023/02/Criancas-com-Saude-e-Alegria-3-scaled-1-1.jpgistrativa e financeira, a presença de conselhos de gestão, captação de recursos e transparência. Além das 100 melhores ONGs atuantes no Brasil, o guia também classificou as melhores entidades por região do país e ramo de atuação: Saúde, Educação, Meio Ambiente, Esporte, Criança e Adolescente e Desenvolvimento Local.

O prêmio criado para ajudar doadores, patrocinadores e voluntários a conhecer melhor entidades que trabalham pelo benefício da sociedade, listou dentre as cem instituições, o Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental, Projeto Saúde e Alegria com atuação na Amazônia desde 1987.

Para o coordenador do projeto, Caetano Scanavinno, a premiação é fruto de um trabalho intenso e coletivo: “parabéns a nossa equipe guerreira, às comunidades que nos ensinam a ser melhores, aos parceiros que ajudam a acontecer, a Santarém e região que acolhem com tanto carinho esse projeto. Emoção aqui na premiação das organizações e dos colegas de batalha que transformam esse país”.

Confira a lista completa das instituições premiadas aqui.

O Projeto

O Projeto Saúde e Alegria (PSA) atua na Amazônia com o objetivo de promover e apoiar processos participativos de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável, que contribuam de maneira demonstrativa no aprimoramento das políticas públicas, na qualidade de vida e no exercício da cidadania.

Iniciou suas ações em 1987 junto a 16 comunidades-piloto da zona rural de Santarém/Pará. A partir de 2000, começou a expansão gradual de sua área de cobertura. Além de Santarém, atua hoje diretamente em mais três municípios do oeste paraense – Belterra, Aveiro e Juruti – atendendo em torno de 30 mil pessoas, sobretudo populações tradicionais, muitas delas em situação de risco e vulnerabilidade.

Procura somar esforços para inclusão destas populações, seja na facilitação do acesso aos serviços públicos, como na construção participativa de soluções adaptadas que tragam benefícios concretos e se constituam em tecnologias socioambientais passiveis de ganho de escala e replicação, inclusive em outros contextos.

Conta com uma equipe técnica interdisciplinar, que visita regularmente as comunidades para implementar programas voltados para o ordenamento territorial, fundiário e ambiental; organização social, cidadania e direitos humanos; produção familiar e geração de renda; saúde e saneamento; educação, cultura, comunicação e inclusão digital.

A arte, o lúdico e a comunicação são os principais instrumentos de educação e mobilização. Por meio de métodos abertos de construção multilateral do saber, adaptados ao universo cultural local, procura-se envolver todos os segmentos e faixas etárias, qualificando-os como multiplicadores – lideranças, produtores rurais, empreendedores locais, professores, agentes de saúde, grupos de mulheres, jovens e crianças.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima