Saúde e Alegria se mobiliza para apoiar poder público no combate ao Coronavírus

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Desde sua fundação, somar esforços com o poder publico sempre foi prioridade do Projeto Saude e Alegria (PSA) diante do enorme desafio que é fazer acontecer a saúde aos interiores, com comunidades distantes, de difícil acesso, dificuldades de transporte e comunicação. Não seria diferente agora, diante da chegada do vírus covid-19 à região.

“Estamos em diálogo frequente com a Prefeitura de Santarém, identificando as principais demandas emergenciais como medicações, luvas, aventais, máscaras, respirador, balão de oxigênio entre outros materiais necessários, e a partir dessas necessidades, temos tentado mobilizar parceiros que possam ajudar diretamente os serviços públicos de saúde da região”, explicou o médico e fundador do Saúde e Alegria, Eugenio Scannavino.

O PSA também adotou procedimentos internos desde meados de março para proteger seus funcionários e comunidades atendidas, em conformidade com os protocolos e orientações das organizações nacionais e internacionais de saúde. Estabeleceu-se o home office mantendo apenas ações mínimas na sede, atividades comunitárias foram adiadas, eventos e/ou visitas com pessoas de fora da região foram cancelados, entre outras medidas.

Por outro lado, vem intensificando desde janeiro suas ações de suporte à saude, tendo inclusive remanejado recursos de convênios com outras finalidades, como por exemplo o apoio à UFOPA e a SEMSA com as demandas para revitalização do Barco Hospital Abaré para retomada das rodadas.

“Remanejamos recursos para reformar o Barco Hospital Abaré, incluindo consertos de equipamentos, pintura, troca de centrais de ar e dedetização, para que estivesse apto às atender as comunidades, especialmente neste momento delicado” – complementou Scannavino.

Revitalizada, a embarcação seguiu viagem em 16 de março para comunidades do Tapajós.

Além de atendimentos, a prioridade é a orientação das comunidades e a identificação de grupos de risco (idoso, hipertensos, diabéticos, outros) nessa soma de esforços entre UFOPA, Prefeitura de Santarém e PSA.

Outra ação intensificada no inicio deste ano para melhorar as condições comunitárias no enfrentamento a epidemia foi a melhoria do acesso à água e saneamento, como a construção em massa de novos banheiros e sistemas de abastecimento movidos a energia solar.

“Essa é uma atividade que sempre foi entendida como prioridade pelo Saude e Alegria, desde quando comecei a trabalhar aqui há mais de 20 anos. Fundamental para reduzir a incidência de doenças de veiculação hídrica como viroses e diarreias agudas, maior causa de mortalidade infantil na região”, disse Carlos Dombrosky, coordenador do Programa de Saneamento do PSA.

Com acesso à água potável, possibilitamos aos comunitários, líquido para higienizar as mãos e evitar outros tipos de contágios, o que será mais do que nunca fundamental nesta crise do coronavírus.

Como ação complementar aos investimentos, temos também mobilizado nossa rede de educomunicadores para campanhas de informação e prevenção de saude básica e no combate ao coronavírus, com linguagens voltadas sobretudo para o universo cultural da zona rural.

“Começamos o trabalho por meio das redes sociais e programas de rádio, transmitido semanalmente pela Rádio Rural de Santarém, com campanhas de prevenção focadas nas comunidades ribeirinhas” – afirmou Fabio Pena, pedagogo da Rede Mocoronga de Comunicacao Popular.

 

Como dizia o Palhaço Magnolio, “A alegria não tira nossa seriedade”. É o Saude e Alegria unido com a sociedade contra a propagação do COVID-19!

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima