Sete comunidades da Resex Tapajós Arapiuns recebem sistemas de energia solar para usar internet 

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Instalações dos sistemas de energia fotovoltaica foram realizadas e concluídas pelo Projeto Saúde e Alegria no mês de outubro em sete comunidades e estão possibilitando o acesso à internet do Programa Gesac;

Moradores de Vila Franca, Solimões, Vila Amorim, Muratuba, Nuquini, Anã e Mentae, todas localizadas na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, foram beneficiados com sistemas de energia solar que estão possibilitando o acesso à internet, 24 horas por dia.

Antes da implantação, o acesso à internet do Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC) era limitado e condicionado ao uso de motores a combustível, o que só permitia o uso noturno e restrito. Com a instalação dos sistemas implementados através do apoio da MOTT Foundation, os moradores das comunidades geograficamente isoladas, podem se conectar a qualquer hora do dia, ressaltou o técnico do PSA, Silvanei Rodrigues: “O Saúde e Alegria está incentivando e desenvolvendo as tecnologias de energia solar fotovoltaicas para o ponto de Internet. São kits pequenos, dimensionados para garantir o funcionamento da Internet nesses lugares 24 horas”.

Sete escolas da Resex Tapajós Arapiuns receberam os sistemas de energia solar para uso da internet. Fotos: Silvanei Rodrigues/PSA.

Segundo a coordenadora do núcleo de água e energia do PSA, Jussara Batista, os sistemas foram adaptados à necessidade dos pontos de internet, específicos para atender a essa demanda essencial: “eles são compostos de três módulos fotovoltaicos de 150W (em telhado de barro), 1 controlador de 30A PWM, 1 bateria estacionária de 220Ah, 1 inversor de tensão de 300W, 1 roteador” – explica.

Potencializar o uso dos sistemas era uma preocupação do Saúde e Alegria, que em 2009 se qualificou como um dos “Pontões de Cultura Digital” do Ministério da Cultura na Amazônia. “Essas comunidades vivem num contexto de dificuldade acentuada de comunicação, seja por falta de sinal de telefonia, ou mesmo por conta da limitação de horário do uso do ponto de wi-fi. Agora com internet 24 horas, podem se comunicar, e melhor, usando energia limpa” – ressaltou um dos coordenadores do PSA, Paulo Lima.

Na escola José de Melo Filho, localizada na Vila Amorim, o uso da internet que só operava à noite, por meio de energia de gerador, está disponível em tempo integral, contou entusiasmado o professor e coordenador do grupo de jovens, Diego Ferreira. “Todos usam agora, alunos, professores, conselho escolar. Está facilitando também o trabalho de pesquisas” – disse.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima