Técnicos realizam diagnóstico produtivo em plantações da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Acompanhamento faz parte das estratégias do Programa Floresta Ativa para promover geração de renda à moradores da floresta. 

Durante a primeira rodada de visitas para levantamento produtivo nas comunidades Santi, Curipatá, Anumã e Carão, técnicos do Projeto Saúde e Alegria – PSA identificaram a evolução dos plantios de espécies florestais e frutíferas. A intenção do diagnóstico é avaliar espécies cultivadas e necessidades dos produtores, para planejar novos plantios de Sistemas Agro Florestais SAF.

“O objetivo é fazer esse levantamento com esses produtores e planejamento para que no início do período chuvoso a gente possa fazer enriquecimento dessas áreas, fazendo manejo, com novas espécies e melhorar as atividades deles” – destaca o técnico do PSA, Alailson Rêgo.

A partir dos resultados do mapeamento, serão elaborados projetos de plantios para introduzir a cultura de ciclo curto, médio e longo, conforme a necessidade de cada produtor. Nesta fase, os técnicos identificaram plantios de Urucum, Açaí, Andiroba, Banana, Pimenta do Reino, Ypê, Bacaba, Ata, Paricá, Pau Rosa, Piquiá.

Técnicos do Saúde e Alegria em campo. Fotos: Alailson Rêgo/PSA.

O extrativismo tem contribuído para a geração de renda sustentável para as famílias manejadoras. Nas comunidades Santi e Anumã, por exemplo, já há venda das sementes para o projeto. Uma das moradoras beneficiadas, Terezinha Lopes, de Anumã, Rio Tapajós contou como a atividade tem contribuído para todos:

Plantio de açaí na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns.

“Através desses projetos, a gente começou a plantar. É uma coisa muito boa a gente ter um plantio de reflorestamento porque o desmatamento está grande. A gente já coleta sementes de pau-rosa, andiroba. E nós queremos que continue porque a gente quer plantar mais”.

“Esse ano eu comecei a plantar açaí e cacau e pretendo aumentar mais o meu setor produtivo. Nós estamos recebendo um bom acompanhamento da equipe técnica e eu pretendo continuar plantando mais” – contou Juliete Dourado, de Anumã.

VALORIZAÇÃO DA FLORESTA EM PÉ

Fortalecimento das cadeias de valores da sociobiodiversidade  da Região Oeste do Pará 

Distribuição de mudas em 2019. Arquivo PSA.

O programa Floresta Ativa é um conjunto de iniciativas que tem como objetivo principal “alavancar a participação da economia da floresta de base Comunitária no desenvolvimento regional, por meio de empreendimentos e sistemas produtivos agroecológicos e florestais – integrados e permanentes – que reduzam as emissões de CO2 e contribuam para segurança alimentar, elevação da renda e inclusão social” – explicou um dos coordenadores do PSA, Davide Pompermaier.

As ações articulam organizações produtivas de base (associações e cooperativas) movimentos sociais, ONG’s, empresas e fundações privadas nacionais e internacionais, atores institucionais (governos federal, estadual e municipal em suas diversas instâncias) instituições de ensino e pesquisa.

Uma das principais ações é o apoio a produção agroflorestal e restauração florestal com sistemas agroflorestais, visando contribuir ao mesmo tempo para redução das perdas de florestas e para melhoria da renda das populações agroextrativistas, aumentando a oferta de alimentos, frutas e sementes para venda direta e para bioindustrialização.

Distribuição de mudas em 2019. Arquivo PSA.

Todo o ciclo do programa de produção agrícola e restauração florestal começa com a coleta de sementes. O trabalho é desenvolvido por grupos de coletores de sementes com amplo conhecimento sobre a oferta das diversas espécies nos seus territórios, orientados pelos técnicos do projeto. Eles são capacitados com novas técnicas para aprimorar seu trabalho. A coleta das sementes serve para suprir a demanda para plantio direto, para produção de mudas e para comercialização.

 

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima