Ufopa e Saúde e Alegria fabricam máscaras em impressora 3D para profissionais de saúde

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Através de parceria entre Universidade e Saúde e Alegria equipamentos de proteção individual fabricados em acetato serão doados aos profissionais de saúde de Santarém em ação contra o Covid-19. Impressoras devem produzir em média 50 equipamentos por dia;

Enquanto profissionais de saúde estão na linha de frente do combate ao Coronavirus, parte do país sofre com a falta de materiais básicos de proteção para esse grupo. Ações de solidariedade são intensificadas para contribuir com as atividades dos hospitais do Sistema Único de Saúde.

Numa parceria entre Universidade Federal do Oeste do Pará e Projeto Saúde e Alegria firmada nesta sexta-feira (27), foram alinhadas estratégias de produção com o uso de impressoras 3D para produção de equipamentos de proteção individual.

“Aqui em Santarém vai começar com sete impressoras. Estamos fazendo manutenção de três. A nossa estava parada, mas em excelente estado, já está alinhada e pronta para o combate. No momento, o mais seguro para as pessoas trabalharem é em casa. Organizamos grupos e reuniões virtuais para definir o que produzir e quais os modelos mais adequados. Esses modelos já foram testados por profissionais de saúde das UPAs, HMS e HRBA. O primeiro quase aprovado é uma máscara de acetato, hastes impressas pelas impressoras 3D e um óculos com acetato. Nossa impressora ficará com as da Ufopa na casa do professor do Laboratório de Mídias Eletrônicas da Ufopa, Enoque Alves” – explicou o coordenador de empreendedorismo do Saúde e Alegria, Paulo Lima.

Máscara de acetato produzida em impressora 3D.

Por meio de reuniões online, projetos mais complexos estão sendo discutidos entre os parceiros da iniciativa: Prof. Enoque Alves, Prof. Roberto Branco Filho, Prof. Gabriel Iketani (Ufopa), Dra. Cirley Lobato (Ufopa / HRBA) e Paulo Lima (Saúde e Alegria).

À tecnologia tem sido um importante recurso aliado ao combate do vírus que atinge pessoas de todo o mundo. Nessa estratégia de parceria, o Saúde e Alegria soma esforços com a Universidade para promover ações imediatas que possam contribuir para o combate à propagação do vírus. Segundo Alves, as primeiras máscaras e óculos de proteção já foram entregues e a expectativa é que a produção aumente com a participação de outros parceiros. “Tem sido muito importante a parceria com o projeto Saúde e Alegria que também nos fornece a sua impressora 3D que está conosco nessa batalha e está conosco nesse momento muito importante para o Brasil, para a sociedade santarena, aonde nós podemos contribuir com os profissionais de saúde. A expectativa é muito grande com relação ao que podemos fazer com o pouco recurso que nós temos” – ressalta.

“Mesmo com todas as limitações de trabalho a distancia, home office, o Saude e Alegria já vinha se antecipando e trabalhando intensamente pra somar esforços no combate a essa pandemia que está chegando aí, seja no suporte ao Abaré, na construção em massa de banheiros e sistemas de agua nas comunidades, nas busca de parceiros para apoiar o município com materiais e equipamentos, nas campanhas de educação e prevenção, e por fim, na viabilidade de poder fazer acontecer a tecnologia de ponta na ponta, como a impressão de mascaras para os profissionais de saude através das nossas impressoras 3D em conjunto com as da Universidade. Se tem o Vale do Silício, sempre fui entusiasta do Vale do Tapajós. Essa união de parceiros está demonstrando que isto já é uma realidade” – comemorou o coordemador do PSA, Caetano Scannavino.

Impressora 3D em manutenção no Saúde e Alegria.

O grande desafio do projeto é conseguir a matéria prima para as produções. Com a dificuldade de acesso a acetato e filamento, o projeto conta com a ajuda de parceiros. “Agora que os ajustes finais foram feitos, temos capacidade para produzir de 40 a 50 equipamentos por dia. Temos material para a produção de 500 peças”, afirmou o professor Roberto Branco.

Os interessados em colaborar com a matéria prima, podem enviar e-mail para tapajos3d@gmail.com.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima