Unidade de beneficiamento vai potencializar produção do Tucupi Preto em São Pedro, Resex Tapajós Arapiuns 

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Construção de espaço inicia na próxima semana na comunidade. Unidade de beneficiamento de derivados da mandioca é implementada pela Ampravat com apoio do Saúde e Alegria e financiamento do Fundo L’Oréal para mulheres;

Conhecido como shoyu da Amazônia, o Tucupi Preto é uma das apostas da Associação de Moradores Agroextrativistas e Indígenas do Tapajós (AMPRAVAT). O líquido, resultante da redução do tucupi amarelo, tem grande valor comercial e pode ser consumido em saladas, peixes e frangos, com um sabor característico amazônico. Para produção de um litro de tucupi preto, são necessários quarenta do amarelo. O item está entre os produzidos pela associação que está recebendo infraestruturas apoiadas pelo PSA e L’Oréal visando a legalização através do selo Artesanal da ADEPARÁ.

Para conquistar o reconhecimento, a Ampravat inicia na próxima semana a construção de um espaço na comunidade de São Pedro, próximo à Surucuá. Os materiais para a obra serão levados na próxima terça-feira (15/02), quando começam os serviços. O objetivo é possibilitar novos mercados, por meio da regularização, explica a presidente da Ampravat, Mariane Chaves: “adequar os nossos produtos para que eles cheguem com qualidade ao consumidor e gerem renda e empoderamento para as famílias extrativistas e indígenas”.

Tucupi Preto tem grande valor comercial e é apreciado na cozinha criativa. Fotos: @mani_moacara.

A Ampravat se prepara para lançar um livro que reúne informações sobre os produtos produzidos a partir da mandioca. A obra produzida pelos próprios extrativistas, será lançada no dia 26 deste mês e destaca a casa de beneficiamento, dia a dia da produção de geleias, molhos e aspectos históricos da mandioca. A Ampravat, uma associação intercomunitária foi fundada em 1994 e há 28 anos representa os extrativistas e indígenas do Tapajós.

Com o selo, produtos já produzidos pela associação, como farinha, beiju, tarubá, carimã, geleias terão acesso a outros espaços, como supermercados e shoppings. A expectativa é que a unidade fique pronta em junho deste ano. “A gente precisa se adequar ao mercado e a unidade vem com essa perspectiva. Estamos na fase de construção da casa de beneficiamento e a gente espera que a partir de julho esteja funcionando”.

O extensionista rural do PSA, Márcio Roberto, coordenador do projeto, explica que a geração de renda para essas populações é a maior preocupação do Programa Floresta Ativa. Com a estruturação, será possível ampliar a comercialização e aumentar o recurso para as comunidades: “Estamos iniciando a obra dessa unidade de beneficiamento. Além de fortalecer o beneficiamento, a gente também vai buscar a legalidade desses produtos através da legalização do selo de inspeção artesanal da Adepará”.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima