PSA apoia MP na proteção de Feirantes e Pescadores contra a Covid-19

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Doação de 500 máscaras de proteção foi destinada à Associação de Produtores Rurais de Santarém – Aprusan e Colônia de Pescadores Z-20 e é realizada pelo Projeto Saúde e Alegria por intermédio da 8° Promotoria de Justiça de Santarém;

Proteger quem trabalha nos pontos mais movimentados da cidade como feiras e mercados assim como quem frequenta esses espaços é o objetivo da mais recente doação de máscaras face shields do Saúde e Alegria. Nesta etapa, os itens foram entregues na Promotoria de Justiça de Santarém que fez o pedido ao PSA, após entrar em contato com representantes da Aprusan e Colônia de Pescadores Z-20 para perguntar o interesse sob condição de obrigatoriedade de utilização, explicou o Promotor de Justiça Bruno Fernandes. “Esclareci a necessidade do uso como forma de aumentar o protocolo de segurança das feiras e mercados. Haverá fiscalização do Ministério Público que vai exigir da Secretaria de Agricultura que faça a fiscalização semanal dos associados para que eles sejam obrigados a usar o equipamento”.

As máscaras destinadas à quinhentos feirantes e comerciantes do Feira da Cohab, Aeroporto Velho, Mercadão 2000 e Feira do Pescado vai oportunizar a esses profissionais maior segurança durante a oferta dos produtos nessas áreas, explicou o coordenador da Aprusan, José Sebastião Paixão: “Pra nós é de fundamental importância porque hoje a associação já perdeu associados pela pandemia e como coordenação é o que nós não queremos”.

Com isso, o Saúde e Alegria atinge a marca de 4.500 máscaras entregues aos profissionais de saúde e agentes públicos (policiais, agentes de trânsito, bombeiros, etc) de 10 municípios do Baixo Amazonas. Além dos profissionais de saúde da região, a Campanha #ComSaudeeAlegriaSemCorona atende principalmente com populações ribeirinhas e rurais de Santarém, Belterra, Aveiro e populações indígenas Mundurukus dos municípios de Itaituba e Jacareacanga, ressaltou um dos coordenadores do PSA, Paulo Lima:

“É muito importante ter uma inserção dentro da cidade de Santarém, na área urbana. Surgiu essa oportunidade, onde o procurador Bruno Fernandes se reuniu conosco e pensamos essa ação de doar 500 máscaras de proteção para a Aprusan e Z-20. Isso associado a uma campanha educativa. Nós demos materiais de orientação para que os feirantes possam colocar nos seus boxes, que os comerciantes possam colocar nos seus lanches, para que saibam que estamos lutando para diminuir os níveis de contágio. Essa viseira protege tanto o feirante, quanto o consumidor dos aerossóis”.

O https://saudeealegria.org.br/wp-content/uploads/2023/02/Criancas-com-Saude-e-Alegria-3-scaled-1-1.jpgistrador da Feira do Pescado, Edvaldo Pinheiro, falou sobre a preocupação com os permissionários que atuam no espaço e da luta para evitar que eles sejam contaminados pelo vírus: “A nossa situação é muito séria. Além de nós estarmos nos protegendo tem pessoas que estão nos ajudando a nos proteger. Essa parceria do MP, Saúde e Alegria, Aprusan e Colônia foi muito boa que todos estão empenhados, só temos a agradecer”.

Lima destacou que a campanha não realiza apenas doações, mas que há um trabalho forte educativo para potencializar as proteções por meio da doação. “É fundamental a gente estar com o Ministério Público que realiza a fiscalização. O que vai fazer com que isso funcione bem é esse acompanhamento para que a gente efetivamente tenha uma mudança de comportamento”.

Neste vídeo animado a enfermeira do PSA, Marcela Brasil por meio da palhaça MarceLove ensina como deve ser feita a correta higienização das face Shields. O vídeo foi produzido com objetivo de ensinar de maneira lúdica aos feirantes e comerciantes a maneira de limpar as máscaras.

Matérias relacionadas:

Saúde e Alegria entrega mais de mil máscaras Face Shields para Polícia Civil, Militar e Secretaria de Trânsito

Hospitais de 13 municípios do Baixo Amazonas recebem mascaras Face Shields para proteção dos profissionais de saúde

Equipamentos de proteção são distribuídos em municípios do Oeste do Pará

Ufopa e Saúde e Alegria fabricam máscaras em impressora 3D para profissionais de saúde

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima