Documentário O Território, uma co-produção com o povo indígena Uru-eu-wau-wau pré-selecionada ao Oscar 2023, tem exibição nesta sexta-feira na UFOPA

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

A sessão seguida de debate é promovida pelo Laboratório de Etnologia (LABORe) e acontece dia 13/01, das 16h às 19h, no auditório Wilson Fonseca (Campus Rondon) com entrada gratuita;

Nesta sexta-feira, dia 13/01, o LABORe (Laboratório de Etnologia) da UFOPA realizará a exibição do documentário O Território a partir das 16h. Após o filme, uma roda de conversa terá participação da coordenadora do curso de antropologia Luciana Barroso Costa França, das representantes indígenas Val Munduruku e Jaciara Borari, e mediação da jornalista Priscila Cotta.

Lançado em janeiro de 2022, o filme é atualmente um dos dois representantes brasileiros na corrida para o Oscar 2023. Entre 144 documentários elegíveis, ficou entre os 15 na primeira lista.

Para além de uma obra audiovisual, O Território é, também, uma potente ferramenta de mobilização já exibida nos mais diversos contextos: de comunidades indígenas aos parlamentos dos EUA e Inglaterra. A sessão da UFOPA será a última da campanha de impacto do filme, que teve início em outubro.

Sinopse: O Território oferece um olhar imersivo sobre a luta incansável do povo indígena Uru-eu-wau-wau contra o desmatamento invasor trazido por agricultores e colonos ilegais na Amazônia brasileira. Com uma cinematografia inspiradora mostrando a paisagem majestosa da floresta Amazônica, e design de som ricamente texturizado, o filme leva o público para dentro da comunidade Uru-eu-wau-wau e oferece acesso sem precedentes aos agricultores e colonos que queimam e desmatam ilegalmente a terra indígena protegida. Parcialmente filmado pelo próprio povo Uru-eu-wau-wau, o filme se baseia em imagens capturadas ao longo de três anos, enquanto a comunidade arrisca suas vidas para montar sua própria equipe de mídia na esperança de expor a verdade.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O FILME

Desde que os Uru-eu-wau-wau foram contatados pela primeira vez pelo governo brasileiro em 1981, seu território se tornou uma ilha verde de floresta tropical cercada por fazendas e áreas invadidas – resultado de quatro décadas de desmatamento descontrolado. A comunidade enfrenta incursões ambientalmente destrutivas e muitas vezes violentas por não-nativos que buscam explorar a terra. Os ataques para extração ilegal de madeira e desmatamento tornaram-se mais frequentes e mais descarados ao longo dos últimos anos.

Nas aldeias Uru-eu-wau-wau há menos de 200 pessoas, incluindo idosos e crianças, para defender quase 1.867,117 hectares de floresta tropical. Nos limites do território demarcado, uma rede de agricultores se organiza para alcançar suas reivindicações através de meios legais, enquanto grileiros começam a desmatar trechos de floresta tropical por conta própria. Com a sobrevivência da comunidade em jogo, Bitaté Uru-eu-wau-wau e Neidinha Bandeira – um jovem líder indígena e sua mentora – devem encontrar novas maneiras de proteger a floresta tropical de invasores. Mas, em vez de depender de outros para contar sua história, os Uru-eu-wau-wau assumem o controle da narrativa e criam sua própria equipe de mídia para trazer a verdade ao mundo.

Trailer:

Duração: 83 minutos

Produzido por: Documist

Co-Produzido por: Povo Uru-eu-wau-wau

Distribuído por: National Geographic Documentary Films

Lançamento estimado para streaming: fim de janeiro de 2023 na Disney+

Serviço:

O Laboratório de Etnologia (LABORe) da UFOPA apresenta a exibição seguida de debate do filme O Território

Participações: coordenadora do curso de antropologia Luciana Barroso Costa França,  representantes indígenas Val Munduruku e Jaciara Borari e mediação da jornalista Priscila Cotta.

13/01, das 16h às 19h

UFOPA – Auditório Wilson Fonseca (Campus Rondon)

Entrada gratuita

Mais informações para a imprensa:

PRISCILA COTTA

priscila.cotta@agenciafervo.com.br

whatsapp. +55 93 99175 32 73

https://www.instagram.com/agfervo

https://www.agenciafervo.com.br/

f e r v o – comunicação, conteúdo & relacionamento

 

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima