Banheiros foram construídos através do programa Cisterna do Ministério do Desenvolvimento Social, coordenado pelo Projeto Saúde e Alegria na região;
A falta de banheiros continua sendo um tema delicado em grande parte do país. Segundo o Instituto Trata Brasil, o Estado do Pará possuia 328.276 casas sem banheiros em 2019. Neste mesmo ano, o município de Santarém registrou 5.096 casas sem esse cômodo. Um dado preocupante que escancara lacunas sociais para populações em extrema vulnerabilidade.
O saneamento básico sempre foi uma preocupação do Projeto Saúde e Alegria que ainda na década de 80, identificou através de seu médico fundador, Eugênio Scannavino, uma série de doenças ligadas à veiculação hídrica e falta de condições básicas de higiene em comunidades da Amazônia.
Desde lá, o PSA tem implementado sistemas de água e saneamento. Através do Cisterna, construiu 757 banheiros para famílias PAE Lago Grande, Várzea, Flona, Resex Tapajós Arapiuns, PAE Montanha Mangabal nos municípios de Santarém, Itaituba e Belterra. “Esse projeto está bem espalhado. Está no médio Tapajós, junto às aldeias mundurukus, na região do Lago Grande, nas comunidades de várzea, do Rio Arapiuns e do Rio Tapajós. Tivemos diversas dificuldades, principalmente na questão do transporte e toda essa logística” – contou o gestor do programa de água do PSA, Carlos Dombroski.
Os banheiros tem auxiliado na melhora do saneamento básico na região. Com uma estrutura fixa, mudaram consideravelmente a rotina das famílias que usavam banheiros improvisados no quintal. “Banheiros completos, com placa de concreto, piso com lajota, sanitário, descarga, pia, chuveiro e a fossa em baixo do sanitário” – explicou o Coordenador de Acesso à Água e Energias Renováveis, Davide Pompermaier.
Para o Cacique Domingos da aldeia Bragança, a construção das unidades proporcionou um alívio para a população indígena: “Traz mais esperança de mais saúde, mais higiene pra nós. Por isso a gente está muito feliz por esse projeto ter trazido esse trabalho pra nossa aldeia”.
Modelo de tecnologia social com acesso à água e saneamento. Na foto, Cacique Domingos exibindo banheiro na Aldeia de Bragança em 2018.
O Tuxáua Léo da aldeia Takuara, lembra da contaminação a que eram expostos os moradores: “Antes a gente fazia uns banheirozinhos de madeira, fazia xixi e isso ficava em cima da terra. Aí criava aquele micróbio e isso pode estar até contaminando o ser humano. E com esses banheiros, poxa, vai ser muito legal”.
A estrutura usada até então, deu lugar a um banheiro seguro, sem necessidade de se deslocar no escuro, narram os moradores:
“A gente sempre teve um banheiro lá fora. Hoje em dia a gente tem dentro de casa. Não é mais preciso a gente ir pra fora” – Rosilene Santos, várzea de Santarém.
“Eu sinceramente, nunca pensei em ter um banheiro assim. Sempre que eu ia a cidade dizia a Isaias que é meu esposo, bora comprar uma pia, mas o dinheiro nunca dava” – Maria Alves, Marai.
“Era de palha né. Dentro tinha só um chuveiro” – Elciene Santos, Aldeia Bragança.
Banheiros antes do Projeto Cisterna no Lago Grande. Foto: Silvanei Rodrigues-PSA.
Cada casa da aldeia recebe banheiros, pia e água instalada na cozinha e estrutura com caixa dágua para armazenamento. Foto: Daniel Govino.Banheiros suspensos, adaptados à realidade da várzea em Santarém. Foto: Poliane Batista/Sapopema.
Usamos cookies para tornar sua experiência no site mais simples, segura e relevante. Você pode escolher quais cookies deseja aceitar.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o objetivo legítimo de permitir o uso de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou usuário, ou para o único objetivo de realizar a transmissão de uma comunicação por uma rede de comunicações eletrônicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o objetivo legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou o acesso que é usado exclusivamente com objetivos de estatística.O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins de estatísticas anônimas. Sem uma intimação, conformidade voluntária do seu provedor de serviços de internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou coletadas apenas com esse objetivo geralmente não podem ser usadas para identificar você.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário, para criar perfis de usuário para enviar publicidade, ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites com objetivos de marketing semelhantes.