Projeto Saúde e Alegria recebe Prêmio PNBE de Cidadania 2025 na categoria “Hors-Concours”

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

O Projeto Saúde e Alegria foi um dos vencedores do Prêmio PNBE de Cidadania 2025, concedido pelo Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE). A organização foi homenageada na categoria especial “Hors-Concours”, reconhecimento destinado a iniciativas de destaque nacional e trajetória consolidada.

“A gente fica muito feliz com a homenagem. Um prêmio de abrangência nacional agraciando um projeto do Tapajós, da região norte do país. Não ganhamos sozinhos. É fruto dessa nossa aliança de sucesso com os povos da região, com nossos parceiros e essa equipe guerreira do PSA. Sabemos que não é um trabalho fácil atuar onde poucos dão atenção, e reconhecimentos como esse nos dão força pra continuar e confiança de que estamos no caminho certo. Bora mais!, comemora Caetano Scannavino, coordenador do PSA.

Fundado em 1985, o Saúde e Alegria atua na Amazônia promovendo desenvolvimento comunitário integrado e sustentável. Mais de 30 mil pessoas de comunidades no oeste do Pará já foram beneficiadas por ações de saúde, educação, cultura, economia da floresta, território e inclusão digital — sempre com metodologias baseadas na arte, no lúdico e na comunicação popular. O projeto é liderado pelos irmãos Caetano e Eugenio Scannavino.

Ao longo de quatro décadas, o Saúde e Alegria se tornou um dos principais exemplos brasileiros de articulação entre poder público, sociedade civil e comunidades tradicionais para melhorar a qualidade de vida na floresta. As ações incluem programas de atendimento médico itinerante, fortalecimento do turismo de base comunitária, apoio à produção familiar, acesso a tecnologias sociais e formação de jovens comunicadores.

“A coisa que eu mais amo na vida é trabalhar com as comunidades, na casa dos pacientes. A gente não quer substituir o governo. A gente quer desenvolver tecnologias que possam se tornar política pública e ganhar larga escala” – destaca o médico fundador do PSA, Dr. Eugênio Scannavino.

O Prêmio PNBE de Cidadania, que chega à sua 22ª edição, reconhece há mais de duas décadas projetos e personalidades que contribuem para uma sociedade mais justa, democrática e sustentável. Além do Projeto Saúde e Alegria, foram premiados em 2025: Combate à Desigualdade: Instituto Chefs Especiais, liderado por Simone Lozano, Educação: Maria Vilani, escritora, filósofa e ativista da educação e da cultura e Desenvolvimento Sustentável: Hélio da Silva, conhecido por seu trabalho de reflorestamento e plantio de árvores.

Cerimônia de entrega

A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá em 15 de outubro (quarta-feira), das 12h às 14h30, no restaurante Flores Gastronomia (Rua Piracuama, 128 – Perdizes, São Paulo/SP). O evento reunirá empresários, líderes sociais, representantes do terceiro setor e apoiadores dos projetos.

O PNBE conta com o apoio de instituições como FECAP, Instituto Ethos, Rotary Club de São Paulo, Banco de Alimentos e ADVB para realizar a premiação.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima