Unidades de Vila Gorete e São Miguel fortalecem a atenção primária em comunidades ribeirinhas do rio Arapiuns
O Projeto Saúde e Alegria (PSA) realiza, no dia 17 de dezembro de 2025, o ato de entrega das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Floresta de Vila Gorete e São Miguel, localizadas na região do rio Arapiuns, em Santarém (PA). A programação marca mais um avanço na implantação de um modelo de atenção primária adaptado às realidades da Amazônia, com foco em comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas .
As inaugurações integram o Projeto UBS da Floresta, desenvolvido pelo Projeto Saúde e Alegria em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (SEMSA), com apoio técnico do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e financiamento da Fundação Banco do Brasil. Ao todo, o projeto prevê a entrega de 24 unidades, sendo 12 em Santarém, além de unidades em Jacareacanga, Itaituba e no arquipélago do Marajó .
O modelo da UBS da Floresta busca qualificar os serviços de Atenção Primária à Saúde em áreas rurais remotas, combinando adequação estrutural das unidades, entrega de equipamentos essenciais, implantação de tecnologias sociais, energias renováveis, conectividade, além de formação continuada dos profissionais de saúde e mobilização comunitária .
A programação começa na noite do dia 16 de dezembro, na comunidade de Vila Gorete, com exposição de produtos educativos, apresentações culturais da comunidade e do Gran Circo Mocorongo. No dia 17, a comitiva segue de Alter do Chão para as comunidades de Vila Gorete e São Miguel, onde ocorrem os atos oficiais de entrega dos equipamentos, com a participação de autoridades locais, lideranças comunitárias e representantes das instituições parceiras .
Além das cerimônias institucionais, o evento inclui atividades culturais e educativas, reforçando o caráter comunitário do projeto e o envolvimento direto da população local no fortalecimento do cuidado em saúde.
Serviço
O quê: Ato de Entrega das Unidades Básicas de Saúde da Floresta –
Onde: Vila Gorete e São Miguel
Quando: 16 e 17 de dezembro de 2025
Programação principal:
16/12 – 19h30 (Vila Gorete)
– Exposição de produtos educativos do Projeto Saúde e Alegria
– Apresentação do Gran Circo Mocorongo
– Apresentação cultural da comunidade
17/12
– 08h: Saída da comitiva de Alter do Chão
– 10h: Chegada em Vila Gorete e cerimônia de entrega
– 15h: Chegada em São Miguel
– 15h30: Cerimônia de entrega dos equipamentos
– 16h: Exposição de produtos educativos e apresentações culturais
– 17h: Retorno da comitiva para Alter do Chão
Confirmações e reservas de cobertura pela imprensa: Samela Bonfim/ 93 99106-9770






