Projeto Saúde e Alegria entrega dez UBS da Floresta em 2025

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Nova cerimônia marcou entrega nas comunidades de São Miguel e Vila Goreti, na região do Arapiuns, que receberam a reforma e revitalização de suas Unidades Básicas de Saúde (UBS)

O Projeto Saúde e Alegria com apoio da Fundação Banco do Brasil e parceria da Prefeitura Municipal inauguraram na última quarta-feira (17), duas novas UBS da Floresta, integrando a agenda de fortalecimento da atenção básica em territórios ribeirinhos.

Caetano Scannavino, coordenador do Projeto Saúde e Alegria, ressaltou que o momento representou mais um compromisso cumprido com as comunidades. “Hoje nós estamos aqui cumprindo mais uma agenda, mais um compromisso com a comunidade de São Miguel e também de Vila Goreti, com a entrega da reforma e revitalização dessas duas unidades básicas de saúde”, afirmou. Ele destacou que as melhorias envolvem tanto a estrutura física quanto a chegada de novos equipamentos. “Isso está trazendo mais qualidade de vida para as pessoas e para os trabalhadores da saúde que aqui estão”, disse.

Entre os avanços, Caetano ressaltou a incorporação de equipamentos que ampliam o acesso a serviços especializados. “Uma unidade reformada, com equipamentos novos, como televisor e computador, que vão trazer a possibilidade das pessoas realizarem consulta especializada através da telemedicina. Isso é inovação na saúde, isso é qualidade de vida para toda a população”, explicou.

Para a comunidade de Vila Goreti, a entrega da UBS revitalizada marca um novo momento. A agente comunitária de endemias Macília Lúcia dos Santos Dias avaliou a ação como um marco para os usuários do SUS. “Hoje é um momento importante para a comunidade e para os usuários do SUS, devido à ampla revitalização que teve na UBS de Vila Goreti e aos equipamentos que vão ampliar mais o serviço”.

O kit tecnológico das UBS da Floresta inclui internet de banda larga, em parceria com a Rede Conexão Povos da Floresta, permitindo notificações remotas e ações de telessaúde com especialistas. As unidades contam ainda com eletrocardiograma, nebulizadores para atendimentos a problemas respiratórios, geladeira para armazenamento de vacinas, entre outros equipamentos que ampliam a resolutividade da atenção básica em áreas isoladas. Os novos recursos devem fortalecer o trabalho das equipes e ampliar o suporte aos atendimentos. “É uma grande conquista para a comunidade e para todos os usuários do SUS”, completou.

O impacto da revitalização foi destacado pela equipe de saúde. Felipe Gabriel Santos Lopes, enfermeiro da unidade de Vila Goreti, ressaltou a importância da UBS para o Baixo Arapiuns. “Nossa unidade atende aproximadamente 3.500 pessoas e é a única comunidade com atendimento médico no Baixo Arapiuns”, explicou. A chegada dos equipamentos representa um divisor no atendimento. “A gente está recebendo equipamentos que vão facilitar o atendimento e ajudar o usuário a resolver suas demandas aqui mesmo na comunidade, melhorando a qualidade do nosso serviço”, disse.

A entrega das UBS revitalizadas também contou com a presença do ICMBio. Para Renata, analista ambiental lotada na Resex Tapajós-Arapiuns, o momento teve um significado especial. “Foi muito especial poder ver a alegria das comunidades e saber que elas vão ser bem atendidas, com mais qualidade de vida e bem-estar”, disse. Ela destacou que foi sua primeira visita às comunidades, em especial a São Miguel, que integra a reserva. “É algo extremamente importante poder trazer esse tipo de assistência para territórios mais isolados”, afirmou.

Renata ressaltou ainda o papel das parcerias. “O ICMBio é gestor do território, mas não consegue sozinho alcançar tantas demandas. Essa parceria com o Projeto Saúde e Alegria, a Fundação Banco do Brasil e a prefeitura tem sido fundamental para estruturar melhor as comunidades, que sofrem muito com a logística para acessar uma saúde de qualidade”, concluiu.

A iniciativa é do Projeto Saúde e Alegria (PSA), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvaterra, com apoio técnico do IEPS e financiamento da Fundação Banco do Brasil. As entregas fazem parte do processo de implementação das 24 UBS da Floresta previstas pelo projeto.

Leia notícias sobre as demais UBS:

  •  São Pedro e Curi

https://saudeealegria.org.br/redemocoronga/primeiras-ubs-com-kits-da-floresta-sao-inauguradas-no-para/

  • Cachoeira do Aruã e Prainha

https://saudeealegria.org.br/redemocoronga/cachoeira-do-arua-e-prainha-do-maro-comemoram-reforma-e-entrega-de-equipamentos-para-ubs-da-floresta/

  • Anã

https://saudeealegria.org.br/redemocoronga/com-a-presenca-do-ministro-da-saude-mais-uma-ubs-da-floresta-e-inaugurada-e-pode-virar-referencia-para-politicas-adaptadas-de-saude-para-amazonia/

  • Monsarás

https://saudeealegria.org.br/redemocoronga/ubs-da-floresta-adaptada-a-mudancas-climaticas-e-inaugurada-no-marajo/

  • Vila Gorete e São Miguel

https://saudeealegria.org.br/redemocoronga/release-projeto-saude-e-alegria-inaugura-duas-novas-ubs-da-floresta-em-santarem/

  • Bairro Alto e Campinas – Marajó

https://saudeealegria.org.br/redemocoronga/duas-novas-ubs-da-floresta-adaptadas-as-mudancas-climaticas-sao-inauguradas-em-salvaterra-no-marajo/

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima