20 toneladas de kits de higiene e proteção chegam através dos Barcos Saúde e Alegria e Gaia ao Rio Arapiuns

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Nova expedição realizada no período de 21 a 23 de agosto beneficiou mais de duas mil e quinhentas famílias das regiões da Resex e PAE Lago Grande em Santarém;

Uma grande articulação entre parceiros, voluntários e apoiadores da Campanha #ComSaudeeAlegriaSemCorona resultou no atendimento à 66 comunidades do Rio Arapiuns e Lago Grande onde foram distribuídos 2.577 kits de higiene e proteção totalizando mais de 20 toneladas.

Nesta ação, o PSA contou com um importante reforço: a participação do B/M Gaia que deu suporte às entregas na região do Lago Grande, enquanto que o B/M Saúde e Alegria distribuiu kits nas comunidades do Rio Arapiuns.

A embarcação Gaia realizou cinco viagens de apoio às comunidades isoladas no combate à covid-19, duas em suporte ao PSA, duas no Arapiuns, uma no Alto Tapajós e outra no Rio Parú entregando cerca de 30 toneladas de itens. Para o proprietário, Oliviero Pluviano que adquiriu a embarcação em 2004 por indicação do palhaço Magnólio, a sensação é de alegria em colaborar com a proteção aos povos da floresta: “estou muito feliz do meu barco ter se juntado ao Saúde e Alegria para entregar as cestas na região. Meus companheiros me disseram que o Gaia ajudou muito principalmente para atender aqueles lugares onde o Saúde e Alegria não conseguia chegar”. Veja o depoimento completo em vídeo abaixo:

“Essa entrega tem um significado especial. Foi toda organizada por entidades da sociedade civil de nossa região. O conhecimento, confiança e credibilidade do Projeto Saúde e Alegria, do Cita e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém, foram as forças que viabilizaram essa entrega para todas as famílias da região do Rio Arapiuns, Aruã e Maró. Foram 20 toneladas de materiais de higiene para combater o contágio da Covid-19, sendo uma grande operação em que todos trabalharam muito na mobilização das comunidades e aldeias e suas lideranças” – comentou um dos coordenadores do PSA, Paulo Lima sobre a ação.

As entregas são realizadas à lideranças que promovem a distribuição aos comunitários. No Alto Mentae, o ACS Valterley Macedo foi de casa em casa junto aos moradores proceder com as distribuições. Em conversa com o agente, Nildes Guimarães e Carlindo, ressaltaram a satisfação em receber os kits e destacaram a gratidão com o cuidado das instituições. Ouça os áudios abaixo.

Por meio da campanha #ComSaudeeAlegriaSemCorona o Saúde e Alegria tem promovido distribuições de kits de higiene e proteção em diferentes territórios. Foram atendidas populações indígenas da etnia Munduruku, moradores da região de  várzea com 15 toneladas de kits de higiene e proteção,  7 toneladas na Floresta Nacional do Tapajós, 11 toneladas nas comunidades do Rio Tapajós, dentre outras. 

 Fotos cedidas: Leonardo Milano

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima