UBS de Boim conquista energia fotovoltaica para conservar vacinas

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Última etapa do projeto beneficiou a Unidade Básica de Saúde de Boim. Outras três UBS de comunidades ribeirinhas de Santarém foram contempladas com sistemas de energia solar off grid

O Projeto Saúde e Alegria (PSA) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e apoio da Fundação Core e Fundação MOTT concluiu nesta semana a instalação do último sistema de energia fotovoltaica em UBS ribeirinha. Com a implementação na Vila de Boim, região do Rio Tapajós, o PSA atinge quatro unidades polo:  São Miguel e Prainha do Maró, Cachoeira do Aruã e Boim.

Nas quatro regiões, foram utilizadas baterias de lítio e inversores modernos por meio de sistema off grid dimensionado para funcionar durante 24h/dia, possibilitando conservar adequadamente vacinas e medicamentos, melhorando a qualidade do atendimento primário à saúde na comunidade. O sistema compreende um gerador fotovoltaico de 3,68 KWp, painel solar, inversor solar e bateria solar lítio 48V 3,6KWh. Os equipamentos compõem um sistema altamente moderno, explicou a coordenadora do núcleo de Água & Energia do PSA, Jussara Batista: “A bateria solar lítio apresenta uma alternativa viável a longo prazo para essa função, permitindo que o usuário utilize 100% da sua capacidade com até 6.000 ciclos, podendo chegar até 10 anos de garantia. E os geradores fotovoltaicos off grid são os mais adequados para lugares remotos, como comunidades ribeirinhas e isoladas”.

Entrega simbólica foi realizada nesta quarta-feira (30), na UBS de Boim. O médico e coordenador do PSA, Eugênio Scannavino, participou do encontro com lideranças, ACS e enfermeiros da unidade. Foto: Jussara Salgado/PSA.

Os geradores off-grid instalados na UBS são completamente independentes de qualquer ligação com a rede elétrica, utilizando apenas a energia solar produzida pelos painéis fotovoltaicos. A energia produzida é imediatamente consumida pelas cargas do sistema e seu excedente é armazenado na bateria. O equipamento responsável por fazer o gerenciamento dessa produção/consumo é o inversor carregador (que agrega um controlador de carga solar MPPT), onde é feito a conversão da corrente contínua geradas pelos painéis para a corrente alternada demandada pelas cargas.

Além do sistema de energia solar, a unidade recebeu inalador e geladeira para conservação de imunobiológicos. “Melhorou bastante. Nós ganhamos a geladeira para armazenar a vacina. O gelox para ir às comunidades, inalador. Só veio pra somar e quem ganha são os comunitários” – disse a enfermeira da unidade, Valdicleia Silva. Para as lideranças comunitárias, a conquista representa um avanço coletivo, conta o professor Graciano Valente: “Nós ficamos muito felizes. Hoje a gente evita usar gelo, pra manter as vacinas. Hoje a gente pode ter a vacinação”.

Sistema permitirá uso de geladeiras, lâmpadas e computadores na UBS. Foto: Silvanei Rodrigues/PSA.

Apoios para energia limpa 

Uma das responsáveis pela implementação dos sistemas nas quatro regiões é a CORE,  uma ONG sediada nos EUA fundada pelo ator Sean Penn em Haiti em 2010 após o terremoto. A missão da CORE é ajudar e apoiar comunidades vulneráveis a crises, e atualmente está apoiando na campanha contra a Covid-19 no Rio de Janeiro.  Em parceria com Saúde e Alegria, a CORE está fornecendo energia solar e outras tecnologias nos postos de saúde nas comunidades ribeirinhas de Santarém.

UBS de São Miguel, Prainha do Maró, Cachoeira do Aruã e Boim foram equipadas com sistemas de energia solar.

“Quando a CORE começou no Brasil, ela queria apoiar e lançar projetos em relação à saúde, meio ambiente, e o fortalecimento de comunidades vulneráveis. Neste projeto com Saúde e Alegria, o acesso à saúde melhorará nas comunidades ribeirinhas por causa da energia solar, que fornecerá rede frio, internet, e mais” – ressaltou o Gerente da CORE Brazil, Matthew Soares McCoy.

Já a MOTT Foundation foi fundada em 1926 com foco em sua cidade natal de Flint, Michigan, agora apoia organizações sem fins lucrativos dedicadas à sociedade civil, educação, meio ambiente com objetivo de fortalecer o que o Sr. Mott chamou de “capacidade de realização”.

As implementações acontecem em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima