Realizada no período de 27 a 31 de janeiro no Centro Experimental floresta Ativa, a primeira Capacitação em Praticas com Tratores e Implementos Agrícolas reuniu representantes das comunidades Jaguarari e Maguari da Floresta Nacional do Tapajós e da Associação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável – PDS PARAISO – APARAI do Município de Alenquer;
A formação é fruto da Parceria do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – Imaflora e do Projeto Saúde e Alegria e objetiva contribuir nos procedimentos corretos de condução, operação e manutenção dos tratores agrícolas e implementos que as comunidades estão recebendo para atuarem nas suas regiões.
A capacitação em práticas com tratores e implementos agrícolas foi ministrada pelo Instrutor Valdemar Guimarães Paz, com apoio do operador Jery Lopes Dourado. Nela os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as partes que integram o trator, como sistemas elétricos, mecânicos, hidráulicos e painel de comando. Foram realizadas manutenções de rotina como: abastecimento, engraxamento, reaperto, limpeza de filtros de ar, verificação e acompanhamento dos níveis de óleos e água do radiador.
“A intenção da formação inicial é despertar a preocupação do operador quanto aos cuidados que se deve tomar para manter a vida útil do maquinário e a própria segurança. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre acoplamento correto dos implementos, condução do trator e realização de operações de condução de reboques, arraste de torras, roçagens com a roçadeira hidráulica e enleiramento nas linhas de plantio. A segunda etapa da formação será especifica em cada comunidade, praticando nos implementos que cada comunidade recebeu” – explicou Paz.