Alter do Chão poderá sediar um dos maiores eventos de Triathlon do mundo

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

A região do Tapajós poderá receber em 2024, um evento inédito na história dos esportes de “endurance”. Tratativas realizadas nesta semana, e articuladas pelo Projeto Saúde e Alegria (PSA), resultaram na visita dos produtores da MANA GROUP SPORTS & ENTERTAINMENT para conversas preliminares com as lideranças comunitárias e com a Prefeitura de Santarém.

O evento foi idealizado para reunir os 10 melhores homens e as 10 melhores mulheres do mundo do Triathlon e seria transmitido ao vivo para emissoras de TV na Europa, Ásia, Oceania e Américas. Assim, o cenário único da Amazônia poderá ser palco de disputa inédita e empolgante que estarão integradas à ações socioambientais. Tal iniciativa deve colocar a Vila balneária de Alter do Chão ao mesmo tempo no pináculo do esporte e da sustentabilidade, e concorrem para fortalecer o turismo e valorizar a cultura local.

O projeto está consolidado e discute-se os meios de sua implementação. Neste caso, aposta-se num evento diferenciado que envolva o apoio ao esporte, o incentivo à cultura e a realização de eventos paralelos com temáticas associadas ao meio ambiente e à Amazônia que revelem não só os problemas, mas principalmente as soluções. Além de toda movimentação da economia local, acredita-se que legados concretos poderão ficar em definitivo para comunidade.

Já vimos muitos eventos que vêm e vão sem deixar nada na região. A ideia é que esse venha para ficar, incluindo o Tapajós no Circuito Mundial de Triathlon. Em paralelo à competição, que tenhamos também shows culturais, debates, oficinas e eventos que promovam a região. E que toda essa mobilização nos ajude a angariar recursos para atender diretamente e de forma concreta os anseios da comunidade“, disse Caetano Scannavino, coordenador do Projeto Saúde e Alegria, responsável pela ponte com os organizadores.

A ideia surgiu durante as discussões do Amazônia 2030, uma rede com representantes dos setores acadêmicos, empresariais e da sociedade civil, entre os quais o Projeto Saúde e Alegria, reunidos para pensar a região e caminhos para um futuro mais sustentável. Por que não promover a Amazônia também pelo viés cultural e esportivo? Essa pergunta empolgou de imediato Roger de Moraes, vencedor do primeiro Triathlon oficialmente realizado no Brasil e ex-recordita sul-americano do Ironman, um dos responsáveis por trazer o Triathlon para o país. Por mais de uma década, Roger teve uma carreira vitoriosa tendo sido o primeiro triatleta brasileiro a atuar profissionalmente com destaque na Europa.

Depois de um levantamento de possíveis regiões na Amazônia para sediar o evento, Alter do Chão foi aquela que demonstrou maior viabilidade. Ela reúne beleza, hospitalidade e a atmosfera amazônica que são essenciais ao sucesso desse empreendimento”, disse Roger de Moraes, que abraçou de corpo e alma o projeto. Acompanhado do australiano Marcos Altmann da MANA GROUP SPORTS & ENTERTAINEMENT, uma das maiores produtoras de eventos esportivos no mundo, Roger veio a Santarém para realizar inspeções técnicas, escutar a comunidade e avançar na proposta de incluir Alter do Chão no calendário oficial do Triathlon mundial.

No último fim de semana, se reuniram com lideranças do Conselho Comunitário de Alter do Chão aonde puderam alinhar perspectivas e potencialidades sociais atreladas ao evento. “É uma oportunidade muito boa, não tem como ficar contra um projeto desse que vai beneficiar Alter do Chão e que incentiva o esporte. Que vai levar o nome da nossa cidade e de Alter para os quatro cantos do mundo. A gente agradece o apoio. O Conselho Comunitário apoia e torcemos para que dê certo”, comentou Mauro Vasconcelos, presidente do Conselho.

Nesta terça-feira (07), o grupo foi recebido pelo Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar. O representante público manifestou apoio a realização do evento esportivo e sua importância para o município. “Eu fiquei encantado e entusiasmado com o Projeto. No primeiro momento, a gente já se compromete a empreender todos os esforços a partir da Prefeitura de Santarém para gente dar total apoio para realização desse projeto, que vai ser muito bom para a divulgação de Alter do Chão para o mundo inteiro”.

Articulações ainda serão feitas com o Governo do Estado e Federal e para isso os produtores também contarão com a ajuda do Prefeito Nélio Aguiar. “Com o aval dos órgãos públicos, o evento fortalece a possibilidade de emplacar Santarém no cenário internacional do esporte. O Circuito Mundial de Triathlon ano a ano pode representar meios para o nosso desenvolvimento econômico, social e sustentável. A gente está ansioso para que dê tudo certo e possamos sediar pela primeira vez um evento desse porte com os melhores atletas do mundo”, acrescentou Aguiar.

Encontro com lideranças comunitárias de Alter do Chão marcou consulta para realização do evento.

O esporte que combina natação, ciclismo e corrida, nesta primeira edição contará com os 20 melhores triatletas do mundo e promete atrair a audiência global para Vila de Alter em incentivo inédito e simultâneo para o turismo, esporte e entretenimento. Após o sucesso deste primeiro evento, a idéia é que outras edições sejam realizadas atraindo atletas amadores de diversas faixas etárias e localidades do mundo em iniciativa que pretende ampliar o turismo e os investimentos na economia local.

Segundo o australiano Marcus Altmann, da MANA GROUP, há uma grande expectativa. “O primeiro critério era realizar a consulta aos moradores e às autoridades locais. Com esse aval, agora é seguir em frente. Nossa empresa é uma das maiores produtoras mundiais do Triathlon. Idealizamos eventos que são sucesso de audiência em todos os continentes do planeta e incluem o Super-League Series, o Arena Games e o Sub7-Sub8. Em todas elas reunimos os melhores triatletas do mundo e a mais recente tecnologia de mídia para nos comunicarmos com a audiência. No caso de Alter do Chão, teremos a oportunidade de mostrar através da TV, que a Vila representa a Amazônia e que o Triathlon está comprometido em divulgar os esforços que o planeta ainda precisa fazer para conservar a Floresta e manter a estabilidade climática. Estou extremamente animado para trazer esse evento inovador e de alta qualidade para o Brasil e especialmente para Amazônia. Todo o planeta está olhando neste momento para Amazônia! É um grande desafio e responsabilidade que nos motiva a entregar o que fazemos melhor: produzir um espetáculo lindo e apaixonante com atletas engajados em ações em prol da Amazônia e de todas as suas comunidades. Queremos mostrar ao mundo o espetáculo do alto rendimento no Triathlon realizado no meio da Floresta Amazônica”, comenta.

Os próximos passos serão arquitetar a logística operacional e de infraestrutura do evento, uma missão articulada por Roger de Moraes. Esse é um sonho pessoal deste consagrado recordista do Ironman que planeja consolidar o Tapajós no calendário oficial de eventos de endurance e em especial do circuito mundial de Triathlon. “Depois de 40 anos envolvido visceralmente com o Triathlon, percebo que é chegada a hora do Brasil ter um evento socioambientalmente responsável que seja capaz de reunir anualmente os melhores triatletas do mundo. Tal situação é ainda mais relevante quando percebo que esses super-atletas da atualidade encontram-se pessoalmente embuídos de um forte desejo de conservar a Amazônia e incentivar ações em prol do seu desenvolvimento sustentável. Através de canais de TV aberta e fechada, e também por intermédio da mídia social, será possível estabelecer uma onda de influencia positiva que concretize investimentos para o meio ambiente e para as comunidades

“Todo apoio para que sigamos nessa construção de modo a ajudar a fazer acontecer. Há muito ainda a fazer, novos estudos, consultas, mas bastante feliz por ver todos motivados com o desafio de colocar Alter do Chão no centro do mundo esportivo”, destacou Scannavino.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima