Aproximadamente mil e trezentas famílias de quarenta comunidades do Tapajós receberão kits de higiene e proteção familiar

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Ação da campanha #ComSaudeeAlegriaSemCorona pretende contribuir para que as famílias que moram na floresta não precisem se deslocar até a cidade se expondo ao risco de contágio. Serão distribuídos aproximadamente mil e trezentos kits de higiene, com o apoio de parceiros como a L´Oreal Brasil que doou frascos de álcool gel, para famílias e seis para Unidades Básicas de Saúde;

No período de 06 a 09 de junho, quarenta e duas comunidades da região do Rio Tapajós receberão Kits de Higiene e Proteção Familiar. A estratégia faz parte das ações do Saúde e Alegria no combate à covid-19 voltada às populações indígenas e de comunidades ribeirinhas.

Serão distribuídos 1280 kits de higiene e proteção familiar e 6 kits de higiene e limpeza para as UBS. Os kits de higiene e proteção familiar pesam sete quilos, vão beneficiar quase mil e trezentas famílias e são compostos por 05 litros de água sanitária, 05 unidades de sabão de côco, cinco panos de chão, 02 pares de luvas, 02 máscaras, 01 álcool em gel.
Já os kits de higiene para as UBS pesam 25 quilos e contém 12 litros de água sanitária, 03 unidades de sabão de côco, 10 panos de chão, 04 pares de luvas, fardo com 16 papéis higiênicos, 2 rodos, 2 vassouras, 03 sabões em pó, 20 detergentes, 06 embalagens de copo descartável e 05 unidades de álcool em gel.

As montagens dos kits foram feitas na embarcação BM Saúde e Alegria seguindo os protocolos de higienização para que as comunidades os recebam com segurança. A viagem que tem duração de quatro dias atenderá às 42 comunidades. A ação conta com o apoio de diversas instituições parceiras do PSA, como a L’Oréal Brasil que tem contribuído com as ações contra a covid-19 no Baixo Amazonas.

Sobre o critério das entregas: primeiramente serão entregues kits à famílias que ainda não foram beneficiadas pelas demais ações (ICMBio, Coomflona, etc). Em seguida, famílias vulneráveis (recebedoras do Programa Bolsa Família), depois famílias vulneráveis determinadas pelo comitê da comunidade.

Na soma de esforços com a Secretaria Municipal de Saúde, serão realizados atendimentos às populações nos dias 06 e 07 em quatro comunidades. Os atendimentos de saúde serão feitos no sábado (06) na comunidade Boim (manhã) e Surucuá (tarde) e no domingo (07) na comunidade Parauá e Suruacá (manhã e tarde, respectivamente).

Serão prioritariamente atendidos pacientes encaminhados pelos ACS e já triados pelas enfermeiras com síndrome gripal que estiverem com febre acompanhada de tosse, dor de garganta, cansaço, falta de ar, moleza no corpo, diarreia ou falta de olfato e paladar.

Os atendimentos da SEMSA são uma ação emergencial nos polos mais críticos identificados pela Prefeitura. Há previsão do Barco Hospital Abaré realizar atendimentos nas comunidades a partir do dia 15, explicou o coordenador do Saúde e Alegria, Caetano Scannavino.

Confira o cronograma da viagem com data e turno nas respectivas comunidades, abaixo:
06/06/2020 – Tarde
Capixauã, Vista Alegre do Capixauã, Novo Progresso do Capixauã, Aldeia Araçazal.
07/06/2020 – Manhã
Suruacá, Ukena, Mapiri.
07/06/2020 – Tarde
Vila Amorim, Cabaceira do Amorim, Enseada do Amorim, Limãotuba, Jwipixuna, Brinco das Moças, Pajurá, São Caetano, Boa Sorte.
08/06/2020 – Manhã
Parauá, Surucuá, Paricatuba, Muratuba, Vista Alegre do Muratuba, Mirixituba.
08/06/2020 – Tarde
Jauarituba, Jatequara, Santo Amaro, Paranapixuna, Jaca, São Tomé.
09/06/2020 – Manhã
Rosário, Pau da Letra, Boim, Tucumantuba, Nuquini, Nova Vista, Samauma

09/06/2020 – Tarde
Carão/Anumã, Solimões, Pedra Branca, Maripá + Curipatá, Santi, Vila Franca.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima