Atendimentos hospitalares, atividades em Agroecologia e educação em Saúde marcam encerramento da rodada do Abaré na Flona

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

No período de 28 de julho a 4 de agosto, o Barco Hospital Abaré percorreu todas as comunidades da Floresta Nacional do Tapajós nos municípios de Belterra e Aveiro. A atividade contou com a cooperação da Faculdade de Medicina e Odontologia São Leopoldo Mandic e do Projeto Saúde e Alegria;

Foto: São Leopoldo Mandic.

A expedição do Abaré em agosto deste ano ofertou mais de 3.400 atendimentos voltados à população ribeirinha dos municípios de Aveiro e Belterra. Foram realizadas consultas médicas, odontológicas, oftalmológicas, dermatológicas, aplicações de flúor, dentre outras. A atividade desenvolvida com o apoio da Faculdade São Leopoldo Mandic de Campinas contou com a participação de 60 profissionais da saúde da instituição.

Esta, que foi a quinta viagem do Abaré em 2019, fortaleceu a prevenção em doenças com a educação permanente em Saúde com distribuição de materiais explicativos sobre saúde da mulher, higiene pessoal e prevenção à doenças sexualmente transmissíveis.

Nos dias 2 e 3 o Projeto Saúde e Alegria, Ufopa e a Faculdade Mandic desenvolveram junto à comunidade Maguari, atividades de Agroecologia com destaque à preservação ambiental: “Falamos sobre a importância de plantar árvores e fizemos plantio simbólico de ipês, pés de abacaxi e macaxeira com os jovens da comunidade” – engenheiro florestal do PSA, Steve McQueen.

Paralelamente, outra atividade foi realizada pelo PSA com oficinas de educomunicação. Jovens da comunidade produziram vinhetas educativas sobre a atividade em agroecologia. A atividade possibilitou além da propagação da defesa do meio ambiente, a troca de sementes crioulas de milho, feijão e arroz produzidas pelo Instituto agronômico de Campinas por espécies da região cultivadas pelo PSA no Centro Experimental Floresta Ativa, na Resex.

A expedição em saúde é uma realização da Universidade Federal do Oeste do Pará, Projeto Saúde e Alegria, Prefeituras dos municípios atendidos e cooperação especial da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Fotos: Elis Lucien/PSA e Jorge Andrade.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima