Brigadistas participam de curso de formação em Alter do Chão

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

No período de 26 a 30 de agosto trinta brigadistas participarão do curso com especialistas em combate a incêndios florestais na Escola da Floresta em Santarém;

Há três semanas a Amazônia ganhou destaque nos principais veículos de comunicação do mundo. O assunto delicado está nas manchetes e causa preocupação: A floresta amazônica tem diversos focos de incêndio.

Combater esses focos é uma necessidade para conter os reflexos do fogo na floresta, o que cada vez mais, exige preparo de brigadistas. É a proposta de uma Brigada independente, a Brigada de Incêndio Florestal de Alter do Chão, Santarém que desde 2018 combate incêndios florestais na região através de treinamento e apoio do 4º GBM (Grupamento de Bombeiros Militares) de Santarém.

Dentre os participantes, três colaboradores do Projeto Saúde e Alegria participarão do curso, sendo uma mulher e dois homens.

BRIGADA DE ALTER

A Brigada de Alter surgiu depois após contato com os bombeiros sobre curso de primeiros socorros que aconteceu no primeiro semestre de 2017. Logo após a capacitação, um incêndio grande aconteceu depois que alguém ateou fogo numa casa na árvore, no alto da Serra do Carauari, em Alter do Chão. A partir daí, o movimento nunca mais parou e só cresceu.

A casa foi completamente destruída e as madeiras que caíram começaram um incêndio de grandes proporções. Por falta de experiência de quem detectou o incêndio, ele se espalhou, ajudado pelo vento e pela especificidade do solo da serra: terra preta, cheia de oxigênio e matéria orgânica. O incêndio era subterrâneo, muito difícil e pesado para controlar, porque era preciso fazer um acero profundo, que é chamado de trincheira. Fazer isso no meio da floresta e em um terreno íngreme não foi nada fácil. Foram vários dias de combate com a ajuda de dezenas de voluntários que se revezavam sob a liderança dos Bombeiros. Depois de 4 dias de muito trabalho a equipe conseguiu acabar com o incêndio e surgiu o convite para criar o grupo de brigadistas.

No dia 30 de outubro de 2018, a Brigada foi lançada à comunidade em um evento no salão comunitário com a presença das entidades representativas da Vila, Bombeiros e Secretaria de Meio Ambiente de Belterra. Para saber mais sobre a Brigada, como atua e de que maneira ajudar, acesse: https://brigadadealter.ga/

Fotos e informações: Brigada de Alter.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima