Campanha doa concentradores de oxigênio, oxímetros, álcool em gel e EPIs para Hospitais do Oeste do Pará

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

A Campanha Com Saúde e Alegria Sem Corona realizou nesta sexta-feira (19) nova entrega para a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa);

A Secretaria Regional do Governo do Oeste do Pará, recebeu através de seu Secretário, Henderson Pinto, nova remessa de doações com destino aos hospitais dos municípios Oeste do Pará com maior necessidade.

Na ação foram entregues onze concentradores de oxigênio, vinte termômetros infravermelho, dez oxímetros, dez colchões Salutem móveis, dez sapatilhas propé, 4.500 máscaras de TNT, 1.000 frascos de álcool em gel, 322 kits de EPI’s ( contendo 20 aventais, 50 pares de luvas de procedimento, 100 unidades de toucas descartáveis, 100 unidades de máscara tripla descartável e máscaras N95).

Entrega realizada para a Secretaria Regional do Governo do Oeste do Pará na sede do Projeto Saúde e Alegria em Santarém.

Os concentradores representam uma ferramenta auxiliar na oxigenoterapia, no tratamento cuja função é fornecer a oxigênio complementar para que o paciente mantenha a saturação da substância acima de 90%. Em meio ao colapso no sistema de saúde com alto índice de transmissão, falta de leitos, número crescente de pacientes à espera de UTIs, e aumento do número de mortes por covid-19 (743 óbitos em Santarém até 18/03), a ação visa apoiar o Sistema Único de Saúde no Oeste Paraense.

“A ação aqui é muito importante para atender esses municípios da região Oeste do Pará. Fazer uma parceria com o Governo do Estado que é quem de fato sabe onde realmente existe uma necessidade maior de oxigênio, Epis, oxímetros, álcool em gel” – explicou o coordenador do PSA, Caetano Scannavino.

Concentradores de oxigênio, termômetros infravermelho, oxímetros e ao fundo, kits de EPI’s (contendo aventais, luvas de procedimento, toucas descartáveis, máscara tripla descartável e máscaras N95).

Sobre o critério de distribuição, o Secretário Regional de Governo – Henderson Pinto ressaltou que o monitoramento diário do avanço da pandemia feito pela equipe de saúde indicará, conforme a urgência, a localidade para envio dos equipamentos. Ele também destacou a importância do suporte nesse momento delicado da crise sanitária: “Essa é mais uma etapa de doações nessa articulação com o Projeto Saúde e Alegria que tem nos auxiliado a salvar muitas vidas na nossa região e nós só temos o sentimento de muita gratidão” – conclui.

Embarque dos itens contou com o apoio do 4º Grupamento de Bombeiros Militares do Pará em Santarém.

Até março de 2021 a campanha #ComSaudeeAlegriaSemCorona atendeu a dezoito municípios e dez territórios (indígenas, quilombolas, pescadores, ribeirinhos, assentados) do Oeste do Pará alcançando mais de 52 mil pessoas com as seguintes entregas: 75 mil máscaras cirúrgicas para profissionais de saúde, 10.115 máscaras tipo Face Shield, 60 kits de higiene/limpeza e EPIs para UBSs (Unidade Básica de Saúde) Ribeirinhas, 342 máscaras de suporte a respiração (Full Face) para unidades hospitalares, 34 concentradores de oxigênio, 9 cilindros de oxigênio, 40 termômetros, 20 oxímetros, 20 colchões para macas hospitalares, 1000 unidades de Propé, 322 kits de EPI’s contendo cada um: 20 unidades de aventais, 50 pares de luvas de procedimento, 100 unidades de toucas descartáveis, 100 unidades de máscara tripla descartáveis e 3 unidades de máscaras n95, 18 mil cartilhas e cartazes educativos, 121 programas educativos de rádio, 05 rodadas de atendimento do Barco-Hospital Abaré, Apoio ao LabMol, da UFOPA e URBA na produção de testes de Covid-19 e 2 mil com foco no controle epidemiológico das comunidades da região.

Na ação também foram entregues mil frascos de álcool em gel.

“Pra gente é muito importante aproveitar a campanha para começar a dirigir um suporte ao Sistema Único de Saúde para deixar um legado para esses municípios, que mesmo após a pandemia, possa beneficiar a saúde como um todo” – completou Scannavino.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima