Comitiva internacional acompanha projeto de combate à COVID-19 na Amazônia

Compartilhe essa notícia com seus amigos!
As equipes da USAID, NPI Expand, SAMA Health In Harmony e Projeto Saúde & Alegria reunidas no Baixo Tapajós, Pará

Equipes da USAID e da NPI Expand visitaram Santarém no último mês de abril para conhecer a iniciativa realizada pelo Projeto Saúde & Alegria e a SAMA Health In Harmony

O Projeto Saúde & Alegria (PSA) recebeu entre os dias 24 e 26 de abril a visita de uma comitiva da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e da Iniciativa de Novos Parceiros, Ampliando Parcerias em Saúde (NPI Expand), com membros das equipes dos EUA e Brasil, para acompanhar as operações o projeto “Ações Sinérgicas e Cooperativas de Mitigação do COVID-19 no Tapajós e Bacia do Xingu (Terra do Meio)”, que atende 141 comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas no Pará.

A iniciativa é realizada pelo Saúde & Alegria e a SAMA Health In Harmony, com apoio da USAID, da NPI Expand e da SITAWI Finanças do Bem, e, em parceria com a Associação dos Moradores da Reserva Extrativista do Iriri (AMORERI) e as secretarias municipais de saúde de Altamira, Aveiro, Belterra e Santarém, no Pará. Entre todas as iniciativas brasileiras, o projeto recebeu o maior aporte financeiro e foi o único a ser visitado.

Representantes da SAMA também acompanharam a visita: “Estou muito feliz com esse encontro de águas do Tapajós com o Xingu. A gente tem um trabalho num rio muito diferente desse, mas que tem muitos desafios em comum com as populações ribeirinhas e indígenas. A gente quer deixar sementes do Xingu aqui no Tapajós e levar daqui do Tapajós para o Xingu, numa troca.”, contou Érika Pellegrino, coordenadora médica da SAMA.

Ao longo de 2023, o projeto ofereceu apoio à vacinação, aos sistemas locais de saúde para detectar, prevenir e controlar a transmissão do vírus, acompanhar casos agudos e ampliar o tratamento de sequelas de síndrome pós-COVID-19. Além da produção de uma campanha de informação e combate à fake news, de oficinas de arte educação, cursos de Educação em Saúde e de encontros regionais das comunidades atendidas.

Fábio Tozzi, coordenador médico do Saúde & Alegria e coordenador geral do projeto, apresenta os resultados das ações.

“Viemos a Santarém para conhecer o trabalho do PSA e da SAMA no âmbito do projeto e foi um encontro rico, muito completo.”, relatou Nina Best, representante da NPI EXPAND Brasil. “O grupo pôde ver como todas essas ações planejadas impactaram positivamente as comunidades em atividades desenvolvidas simultaneamente. É um projeto muito importante em ações fundamentadas na intensificação da busca ativa e atenção básica de saúde nos quatro municípios”, explicou Fábio Tozzi, coordenador médico do Saúde & Alegria.

As atividades da comitiva começaram na segunda, dia 24/04, com visita à sede do Saúde & Alegria. À tarde, o time visitou o Hospital Regional do Baixo Amazonas e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Na universidade, o professor e coordenador do Laboratório de Biologia Molecular – LABIMOL, Marcos Prado, apresentou o panorama atual da COVID-19 nas comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas do Oeste do Pará.

O LABIMOL atua na testagem e monitoramento da COVID-19 desde 2020 e recebeu em janeiro deste ano a doação de uma máquina de PCR em Tempo Real, um equipamento de análise dos testes para identificar se o paciente está ou não com COVID-19. Em 2023, o laboratório realizou 663 testes para COVID-19 pela metodologia RT-PCR e obteve 17% de resultados positivos. Segundo Marcos Prado, coordenador do laboratório, houve um pico da COVID-19 e um posterior declínio em abril ligado a aplicação da vacina bivalente.

O laboratório utilizava apenas um único equipamento emprestado da Universidade Federal do Pará e agora por meio da USAID nós recebemos esse equipamento de última geração para realizar esses testes aqui na região. Desde janeiro tem sido utilizado por meio do PSA e tem contribuído de forma marcante pra gente manter essa testagem nos vinte municípios, atendendo uma população de cerca de um milhão de habitantes”, conta Marcos Prado.

Na terça, dia 25, a equipe viajou para conhecer a sala de estabilização de pacientes com COVID-19 do hospital municipal de Belterra e o posto de telemedicina da unidade básica de saúde da comunidade do Parauá. Andressa Regiele, enfermeira da UBS, explicou que já é possível avaliar os resultados: “Com a chegada da telemedicina conseguimos fazer o atendimento aqui com os computadores com o médico em Santarém. O mesmo médico que atende no Abaré e quando tem necessidade ele agenda a consulta presencial no barco.”.

Peça de teatro apresentada durante a expedição do “Rios de Esperança – Arte e Saúde contra a COVID-19 na Amazônia”.

Em Parauá, a comitiva assistiu a peça de teatro “No dia em que a terra parou”, do projeto “Rios de Esperança – Arte e Saúde contra a COVID-19 na Amazônia”, executado pela  Companhia Brasileira de Arte, Sociedade e Meio Ambiente (CBASMA), que leva informações sobre prevenção através da arte e oferece atendimento médico e vacinação a populações ribeirinhas. “Pra nós é um prazer estar aqui vendo de perto o projeto Rios de Esperança, ver as apresentações feitas com as comunidades. Como esse projeto consegue levar informações tão importantes de saúde, de combate à covid-19 de forma lúdica e alegre para as comunidades”, contou Luiza Moreira, representante da USAID Brasil.

Os visitantes foram no dia seguinte para a comunidade de Prainha, onde finalizaram a agenda de compromissos conhecendo de perto a operação do navio hospital Abaré 1, contemplado pelo projeto “Ações Sinérgicas e Cooperativas”. O encerramento da visita contou com atividades de arte-educação, comunicação, gastronomia social e o Gran Circo Mocorongo. “Foi lindo o espetáculo. Conscientização para muitas pessoas que ainda não tomaram a vacina. Com a vacina os sintomas são mais fracos” – Daiane Xavier, moradora.

USAID, NPI EXPAND e SITAWI

No Brasil, a USAID, a NPI EXPAND e a SITAWI se uniram para criar uma parceria para apoiar a Resposta à COVID-19 na Amazônia. Entre 2020 e 2021, a primeira fase do projeto do NPI EXPAND Resposta à COVID-19 na Amazônia distribuiu mais de 23 mil cestas básicas e kits de higiene, capacitou mais de 500 agentes comunitários de saúde, doou mais de 1,4 milhão de máscaras feitas por costureiras locais e divulgou mensagens educativas de prevenção para mais de 875 mil pessoas na região. A Fase 2 está promovendo maior resiliência das comunidades amazônicas através do apoio amplo à vacinação contra a COVID-19, campanhas de informação e combate à fake news, e apoiando os sistemas locais de saúde na região com equipamentos e insumos para detectar, prevenir e controlar a transmissão do vírus. Além disso, há o acompanhamento de casos agudos e o tratamento de sequelas de síndrome pós-COVID-19.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima