Doação de equipamentos fortalece saúde nos municípios de Aveiro, Belterra e Santarém

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Leitos, macas, cilindros de oxigênio e monitores estão entre os equipamentos doados pelo projeto “Ações Sinérgicas e Cooperativas de Mitigação do COVID-19 no Tapajós e Bacia do Xingu (Terra do Meio)”. Iniciativa é fruto da parceria entre o Projeto Saúde e Alegria e SAMA Health In Harmony com apoio da USAID

Uma nova ação do Projeto Ações Sinérgicas e Cooperativas de Mitigação do COVID-19 está possibilitando a estruturação de hospitais e unidades básicas de saúde dos municípios de Santarém, Belterra e Aveiro. Nesta semana, foram concluídas as entregas de novos equipamentos que compreendem mais de quinze tipos de diferentes itens. A iniciativa faz parte do plano de ações que está sendo implementado ao longo de 2023 e busca promover maior resiliência às comunidades amazônicas através do apoio aos sistemas locais de saúde para detectar, prevenir e controlar a transmissão do vírus, acompanhar casos agudos e ampliar o tratamento de sequelas de síndrome pós-COVID-19.

As ações contempladas pelo projeto estão estruturando eixos importantes para mitigar a pandemia e os efeitos dela nos territórios, notadamente naqueles espaços que o SUS não tem sido efetivo em suas ações, seja por falta de recursos ou por falta de estrutura mínima necessária.

Na última segunda-feira (21), a equipe do Projeto Saúde e Alegria concluiu mais uma rodada de doações às Secretarias Municipais de Saúde de Santarém, Aveiro e Belterra. Foram doados os seguintes itens: macas com apoio de cabeça elevável, leito hospitalar motorizado, bomba de infusão, monitor multiparamétrico, suporte de soro com RDZ, Cilindro de oxigênio medicinal 8m³, acessórios de oxigenoterapia, concentradores de oxigênio 5L, kits válvula + fluxômetro p/ oxigênio, colchões pneumático e desfibrilador/cardioversor, concentradores de oxigênio, autoclaves e caixas térmicas.

A coordenadora adjunta dos projetos de saúde, Mônica Carvalho, ressaltou que os itens, doados a partir da parceria com a USAID, vão garantir maior comodidade aos pacientes em locais de difícil acesso. “Pessoas com sintomas respiratórios serão estabilizadas até que possam chegar em lugares com maiores recursos. A COVID-19 mostrou que a rapidez do atendimento é muito importante. Nosso objetivo é que possamos manter a pessoa confortável até que ela tenha um transporte seguro”, explica.

Entrega de equipamentos para Secretaria Municipal de Aveiro.

Com os equipamentos, o município de Aveiro fará a montagem de sala de estabilização. O município também recebeu kits de EPIs e de Eco Testes para a COVID-19. O Secretário de Saúde de Aveiro, Hiroito Tabajara, agradeceu a todos os envolvidos que se empenharam para garantir a doação dos equipamentos para o Hospital Municipal de Aveiro. “Esta parceria possibilitará a montagem da nossa sala de estabilização no novo e moderno Hospital Municipal de Aveiro, que, por determinação de nosso prefeito Vilson Gonçalves, será inaugurado no aniversário de Aveiro, ou seja, no mês de agosto deste ano”.

“Ações Sinérgicas e Cooperativas de Mitigação do COVID-19 no Tapajós e Bacia do Xingu (Terra do Meio)” é um projeto executado pelo Projeto Saúde e Alegria e SAMA Health In Harmony. Conta com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Ampliando Parcerias em Saúde (NPI EXPAND) e SITAWI Finanças do Bem, em parceria da Associação dos Moradores da Reserva Extrativista do Iriri (AMORERI).

Secretaria Municipal de Saúde de Santarém com equipamentos que fortalecerão atendimentos na região.

USAID, NPI e SITAWI

No Brasil, a USAID, a NPI Expand e a SITAWI se uniram para criar uma parceria para apoiar a Resposta à COVID-19 na Amazônia. Entre 2020 e 2021, a primeira fase do projeto do NPI Expand Resposta à COVID-19 na Amazônia distribuiu mais de 23 mil cestas básicas e kits de higiene, capacitou mais de 500 agentes comunitários de saúde, doou mais de 1,4 milhão USde máscaras feitas por costureiras locais e divulgou mensagens educativas de prevenção para mais de 875 mil pessoas na região.

Polos de telemedicina são equipados para atender populações ribeirinhas de Santarém, Aveiro, Belterra e Altamira

A Fase 2 está promovendo maior resiliência das comunidades amazônicas através do apoio amplo a vacinação contra a COVID-19, campanhas de informação e combate à fake news, e apoiando os sistemas locais de saúde na região com equipamentos e insumos para detectar, prevenir e controlar a transmissão de COVID-19. Além disso, há o acompanhamento de casos agudos e o tratamento de sequelas de síndrome pós-COVID-19.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima