Escola de Redes Comunitárias da Amazônia participa de Fórum na Colômbia

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

O coordenador da Escola de Redes Comunitárias da Amazônia, Paulo Lima, participou de painel que abordou as experiências, aprendizagens e desafios em Costa Rica, Brasil e Equador

O Fórum de Redes Comunitárias na Colômbia discutiu a inclusão digital desde a gestão local na Universidade Javeriana de Bogotá, a fim de promover uma rede de redes comunitárias através de conversa entre atores com interesses, experiências e capacidades comuns para fortalecer iniciativas e propor recomendações para uma política pública orientada para a gestão, desenvolvimento e sustentabilidade de redes em áreas rurais com a participação das comunidades.

O evento contou com painéis focados no compartilhamento de experiências, políticas e regulamentações em diferentes países da América Latina, iniciativas que resultaram da gestão ativa de diversos atores e que puderam inspirar ações semelhantes na Colômbia. O Projeto Saúde e Alegria participou do Painel 1: Experiências, lições aprendidas e desafios das Redes Comunitárias na Costa Rica, Brasil e Equador, através do coordenador Paulo Lima, que lidera a experiência da Escola de Redes Comunitárias da Amazônia.

Durante a apresentação, falou sobre o trabalho desenvolvido junto aos vinte e um estudantes de três Estados da Amazônia Legal, que integram a Escola, o processo de formação, os territórios em que estão envolvidos, os desafios e oportunidades que a iniciativa tem proporcionado.

Foi um momento muito importante para falar sobre a experiência desenvolvida na Amazônia brasileira e conhecer como outras redes têm buscado fortalecer acesso a conectividade, uso de rádios comunitárias e outras questões-chave no desenvolvimento de iniciativas de redes comunitárias”, contou Paulo Lima.

O encontro para troca de conhecimento, experiências e conversas promovido foi pela Colnodo, Internet Society, University of Cundinamarca, Javeriana University, Association for the Progress of Communications (APC), Networks for Diversity, Equity and Sustainability (AC Networks), Red Fusa Libre, Colombia Internet Governance Board, Internet Society Colombia Chapter, Universidad de los Andes e Google. Os atores se reuniram para convocar este importante espaço de discussão sobre alternativas para fechar as lacunas digitais na Colômbia, especialmente em áreas rurais e periurbanas.

O Fórum debateu ainda a criação e divulgação de conteúdo a partir de vozes e sentimentos locais, tecnologias de informação e comunicação (TIC), redes de acesso, fortalecimento para a criação e ampliação de habilidades, competências e capacidades críticas relacionadas ao uso e apropriação de tecnologias digitais, sustentabilidade sob os aspectos político, organizacional, social e financeiro e abordagem de gênero.

Organizações da sociedade civil, lideranças, ativistas, gestores de redes comunitárias, universidades, governos locais e iniciativas voltadas para o fechamento de lacunas sociais e digitais, puderam acompanhar a discussão online. Veja o vídeo abaixo:

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima