Esporte na floresta: comunidades estreiam bolas e redes em campinhos de futebol 

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Iniciativa fortalece esporte nas comunidades da Floresta Nacional do Tapajós e Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns. Projeto Saúde e Alegria (PSA), Mercado Livre e ONG Ginga F.C promovem ação;

Nos campos ribeirinhos o futebol nasce e se reinventa a cada nova partida. Mas a maioria não tem rede. Pensando no esporte como potencial instrumento de socialização, saúde, desenvolvimento e lazer, o Projeto ‘Vamos Respeitar o Campinho’, está fortalecendo o futebol em doze comunidades da Resex Tapajós Arapiuns e Flona Tapajós.

Nos campinhos que são o ponto de encontro de crianças, adolescentes e adultos, as traves ganharam redes amarelas e bolas. Aos poucos, os itens chegam até as comunidades Vila Amorim, Urucureá, Mentae, Aldeia Papagaio, Flamengo do Jaquarari, Suruacá, Martanxi, Ponte de Preta, Pedra Branca, São Pedro e Parauá.

A doação do Mercado Livre acontece em parceria com a ONG Ginga F.C, uma Plataforma Social que usa o esporte como ferramenta social para gerar impacto positivo na vida das pessoas e comunidades. Felipe Oliveira, fundador da ONG, explica que fazer chegar os itens na ponta é um trabalho feito a muitas mãos, e que a união de esforços, vai desde o mapeamento das comunidades onde as redes terão relevância: “A gente ficou muito feliz de poder participar, o Ginga sendo responsável por todo esse mapeamento, fazer todo esse trabalho de conexão, intermediação. Pra gente foi uma honra participar e aproveito para agradecer ao Saúde e Alegria por todo suporte que nos deram”. A Ginga F.C que já atua com o PSA em atividades esportivas em algumas comunidades, esclarece que a intenção era atingir comunidades com real necessidade das redes e que o propósito foi ampliado para a distribuição de bolas: “Pra gente é um prazer participar da campanha Tá na Rede que foi criada pelo Mercado Livre, onde a empresa se prontificou a impactar 500 campinhos pelo Brasil com kits com redes e bolas”.

Para o coordenador do PSA, Paulo Lima, a iniciativa é importante para fortalecer o bem viver nas comunidades. “Todos adoram futebol nas comunidades. É uma tradição que une e aproxima, além de promover bem estar, saúde e alegria. Estamos muito felizes em poder levar os kits para as comunidades”, conta.

As partidas já ficaram mais emocionantes em Pedra Branca, região da Resex. Wilson Amorim, sócio do time Ponte Preta da aldeia, já estreou os itens com o grupo. “Pra nós é uma alegria estar recebendo esses kits que a gente não tinha há dias na nossa comunidade”, reforça.

A estreia dos kits em São Pedro, região do rio Arapiuns já tem data marcada: o próximo domingo (05). A chegada dos itens mobilizou a comunidade que organizou um jogo amistoso, cheio de ansiedade e animação, conta o jovem Benezildo Costa: “As lideranças estão muito felizes por incentivarem o esporte na nossa comunidade, principalmente na vida dos jovens. Como cultura é uma coisa muito importante pra nós. Receber essa ferramenta, esses kits que vão contribuir com o esporte e lazer nas comunidades. A gente está muito feliz por receber. Domingo vamos ter um jogo de estreia na nossa comunidade onde vamos fazer a filmagem”, ressalta.

Os kits estão em trânsito para as demais comunidades que devem inaugurar bolas e redes em partidas amistosas. Para o mercado livre que lançou a campanha Tá na Rede – tem que respeitar o campinho, o esporte é uma prioridade para a formação social e educacional. Para isso, apoiam iniciativas de futsal e de futebol e participam de competições. Veja o vídeo oficial aqui:

Historicamente, o Saúde e Alegria investe em iniciativas comunitárias de esporte. Em 2014, organizou a quinta Copa Floresta Ativa, envolvendo as 74 localidades da Resex em duas competições simultâneas e integradas: o torneio de futebol (masculino e feminino) e o “Festival de Artes, Cultura, Educação e Comunidades”, com modalidades que incluem teatro, música, paródia, cartaz, mascote, foto, vídeo e reportagem, inspiradas no lema “Juventude e Comunidades juntas pela Floresta Ativa!”. As copas que misturam esporte com educação são tradição do PSA.

Fotos: Walter Kumaruara.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima