Expedição na Floresta Nacional do Tapajós entrega 7 toneladas de kits de higiene e proteção

Distribuição ocorreu no período de 28 a 30 de julho e beneficiou mais de 1.200 famílias;

Vinte e quatro comunidades e aldeias da Floresta Nacional do Tapajós foram beneficiadas com a ação da campanha #ComSaudeeAlegriaSemCorona que incentivar a prevenção dos povos da floresta  contra a Covid19. Nessa região que apesar de isolada, houve registro de casos da doença em todas as comunidades e três mortes, como contou o vice coordenador da Federação da Flona, Vitor Fernandes: “A nossa população está no isolamento e se não fosse as entidades parceiras não estaria chegando esse benefício as aldeias e comunidades tradicionais da Flona. Faleceram três pessoas até o momento e cem por cento das comunidades foram atingidas”.

O contágio em todas as comunidades aumenta a preocupação sobretudo com idosos e crianças, o que incentivou o bloqueio da passagem de pessoas externas na região pelos próprios moradores. Além das barreiras eles realizam campanhas para evitar que a doença se espalhe ainda mais pelas comunidades, contou a presidente da comunidade São Domingos, Lívia Pereira: “Os comunitários que estão ausentes não estão podendo entrar. Até para trazer medicamento e alimentos, precisam trazer autorização pra entrar”.

Fotos: Lene Farias/PSA.

O cacique da aldeia Bragança, povo Munduruku, Domingos Correia relatou que os aldeados tiveram muita dificuldade para acessar alimentos devido ao isolamento e que os apoios institucionais foram muito importantes: “A gente sabia que ia passar fome, ter dificuldade de remédio e as parcerias ficaram mais próximas. Todo mundo se juntou. Precisamos estar juntos, rezando”.

Para apoiar essas famílias, foram entregues mil e duzentos kits de higiene e proteção contabilizando mais de sete toneladas para os moradores das comunidades: São Domingos, Maguari, Jamaraqua, Acaatinga, Jaguarari, Pedreira, Bom Jesus, Piquiatuba, Aldeia Marituba, Aldeia Bragança, Marai Novo, Marai, Nazaré, Tauarí, Chibé, Pini, Aldeia, Takuara, Martanxim, Prainha I, Prainha II, Itapaiuna, Paraiso e Jutuarana.

“Todas as famílias se sentem feliz com essa doação. Aqui na minha comunidade houve vários casps, perdemos dois comunitários para a doença” – Lucivaldo Castro.

A iniciativa do Projeto Saúde e Alegria contou com a parceria com a Cooperativa Mista da Flona – Coomflona e Federação das Comunidades da Flona para viabilização da entrega. “A primeira etapa dentro do município de Aveiro foi feita pelo Abaré e a partir da comunidade de Jutuarana até são Domingos com transporte terrestre levando esse material. Esses kits estão sendo super importantes para essas famílias porque além deles tem as cartilhas de prevenção para que elas saibam como se prevenir. O PSA sempre voltado para essas comunidades nesses momentos difíceis” – avaliou o gestor do Programa de Água do PSA, Carlos Dombroski. [Ouça áudio completo no Soundcloud]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site! Rolar para cima