Experiência de Turismo comunitário do PSA é objeto de estudo em artigo aprovado no Simpósio da Sober Norte

Listagem dos artigos submetidos e aprovados no evento foi publicado nesta quarta-feira (28). Evento será realizado no período de 11 a 13 de Setembro em Santarém;

Integrante do grupo de Economia Ambiental e dos Recursos Naturais na Amazônia o artigo destacou a “Caracterização do turismo comunitário: a experiência do Projeto Saúde e Alegria em Santarém/PA”. O trabalho é assinado pelos estudantes de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Oeste do Pará, Ricardo Bentes, Ana Flávia Guimarães e Nayara Ferreira e orientado pela professora Wandicleia Lopes.

Arquivo: Iris Social

A segunda edição do Sober Norte (Sociedade Brasileira de Economia Administração e Sociologia Rural) destaca em 2019 o tema Desafios contemporâneos para o desenvolvimento da Amazônia. Para a estudante Nayara Ferreira a aprovação consolida a estratégia de produção cientifica dos estudantes, aliando teoria e prática: “Dialogou com o que estávamos discutindo na disciplina de História do Pensamento Econômico III, especificamente com a Teoria Schumpeteriana o qual trás uma ampla discussão sobre desenvolvimento e inovação, a ideia de pegar como experiência o PSA foi mostrar como funciona essa teoria na prática e, aprofundar os conhecimentos em um projeto que contribui para a geração de renda do nosso município é algo crucial” – conclui.

Autores do artigo com orientadora.

A orientadora do trabalho Wandicleia Lopes destacou a proposta de aliar o conteúdo com as questões práticas, em especial temas ligados ao desenvolvimento sustentável nas comunidades da região Amazônica. “É essencial para os acadêmicos de Ciências Econômicas da UFOPA visualizarem como as teorias econômicas estão presente em seu cotidiano. Os discentes escolheram o tema a ser pesquisado e iniciaram o levantamento e sistematização dos dados”.

O artigo

Alinhado à Biodiversidade, Povos Tradicionais, Turismo Comunitário e Geração de Renda na Amazônia, o artigo enfatiza o turismo de base comunitária como alternativa economicamente viável para melhor qualidade de vida da população e das ações promovidas pelo PSA em parceria com a Cooperativa Turismo e Artesanato da Floresta (TURIARTE).

Estacão Gabiraba, Foto: Ana Gabriela Fontoura
Turismologa.

Sobre o evento

É objetivo da SOBER é desenvolver e integrar as ciências sociais e sociais aplicadas, sobretudo com foco no rural (Administração, Economia, Extensão, Comunicação e Sociologia Rural), e suas correlatas, fornecendo também subsídios para a implementação de políticas públicas voltadas para os setores agrícola, agroindustrial e para áreas rurais, relativas à Região Norte.

A SOBER promove, por meio de seus congressos anuais e da publicação trimestral da Revista de Economia e Sociologia Rural (RESR), o intercâmbio científico, a pesquisa e o ensino em ciências sociais rurais. Em 2019, a SOBER irá realizar o 2º Simpósio da Região Norte, na Cidade de Santarém, Pará, configurando-se uma oportunidade ímpar para debater questões relacionadas à economia rural, sobretudo no contexto da Amazônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Saúde & Alegria Rolar para cima