Famílias ribeirinhas de Óbidos e Santarém recebem Kits Camelo para tratar água barrenta

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Projeto Saúde e Alegria realizou nova expedição para comunidades Amador e Auerana no município de Óbidos e Ilha do Bom Vento em Santarém. Oitenta famílias foram beneficiadas com ação em parceria com startup Água Camelo 

A equipe de Infraestrutura Comunitária do Projeto Saúde e Alegria desembarcou no período de 01 e 02 de dezembro, na região ribeirinha do município de Óbidos e Santarém. Mapeadas previamente, 80 famílias em extrema vulnerabilidade hídrica, agravada pela seca severa, foram beneficiadas com ‘Kits Camelos’, tecnologias criadas para possibilitar água de qualidade para o consumo dentro de casa a partir de quatro etapas: captação, transporte, armazenagem e filtragem.

Os kits compostos por uma mochila, feita de um material “food grade”, que suporta até 15L de água por vez, um filtro de água portátil que elimina 99,9% das bactérias, protozoários e partículas em suspensão, como microplásticos, um suporte de parede e um manual de uso e manutenção para o usuário, os itens foram recebidos com muito entusiasmo.

Kits são formados por mochila com capacidade de 15L de água e filtro de água portátil.

“Por conta da estiagem ser muito forte, os moradores estão sofrendo muito com a água. É muito importante porque a gente tem um índice muito alto de vômito e diarreia nas crianças. Esses filtros vão facilitar a vida das pessoas” – contou a professora Ana Patrícia da Silva, 40, da comunidade Auerana.

Os comunitários relatam que a situação se agravou nos últimos dois meses, quando o nível do rio diminuiu drasticamente, impactando a coleta do líquido. “A gente usava essa água assim mesmo porque não tinha outro jeito”, comentou o pescador João Pessoa Gomes, 53, da comunidade Amador.

Durante a jornada de distribuição, oficinas de capacitação foram promovidas para explicar a função da tecnologia social e formas de uso. “É um prazer imenso estar aqui aprendendo como usar esse filtro. É muito bom porque nós estamos sofrendo com as estiagem. É uma água muito barrenta. A gente fica muito agradecido com esse projeto” – relatou Gabriel Barbosa do município de Curuá.

Distribuição no PAE Três Ilhas em Santarém atendeu 15 famílias.

Os filtros de uso individual ou familiar foram destinados às famílias mais afetadas pela seca. Em parceria com a startup Água Camelo por meio do projeto AMA, um projeto vinculado à AMBEV, foi possível atender ao chamado que vem sendo feito pelas comunidades, ressaltou a coordenadora do Programa de Infraestrutura Comunitária, Jussara Salgado: “Elas vem acionando parcerias para que a gente possa fazer uma intervenção possibilitando o acesso à água. É uma comunidade que não possui sistema de abastecimento e depende exclusivamente da água do rio ou do igarapé. Essa fonte superficial está muito distante e cada vez mais suja e contaminada por conta da seca”, comenta. Apesar da doação acontecer no período crítico de estiagem, o uso será prolongado pois conta com materiais resistentes para longa duração de uso: “O filtro vem num momento muito importante, mas não só de seca. Mas também no período de cheia, quando o nível do rio sobe e alaga boa parte da comunidade. E eles continuam usando essa água que é muito necessária para passar por um tratamento”.

Capacitações são realizadas para fortalecer uso da tecnologia.

Com tecnologia aprimorada e adaptada às realidades ribeirinhas, a mochila possibilita armazenar a água após passar por uma membrana que realiza o processo de filtragem e tratamento tornando a água potável para o consumo.

“É um momento de muita alegria porque é muito necessário pra gente que mora em um lugar assim. Água tratada na melhor qualidade” – Leonides Gomes, comunidade Amador.

Água Camelo

A Água Camelo é uma startup de impacto socioambiental focada no mercado ESG. Vendemos um serviço (B2B) para organizações que desejam promover o acesso à uma fonte segura de água tratada para pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre os centros urbanos, o semiárido e a Floresta Amazônica.

Foi fundada com o foco em contribuir, de forma concreta e eficaz, para mudar o cenário da falta de acesso à água tratada, incorporando tecnologias simples e acessíveis que viabilizem o consumo de água de boa qualidade por parte das populações sem acesso a esse serviço público básico.

“Nós da Água Camelo estamos muito honrados em trabalhar em conjunto com o Saude e Alegria e a Água AMA para garantir o acesso a água de qualidade para diversas famílias da Amazônia paraense. Nossa expectativa é de que seja a primeira de muitas ações juntos. Temos o trabalho do PSA como uma de nossas grandes referências”, disse o Cofundador da Água Camelo, João Piedrafita.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima