Implantação de sistema de abastecimento de água e fotovoltaico no Lago Grande é tema de encontro

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Nos dias 16 e 17, comunitários de Murui na região do PAE Lago Grande participaram de uma assembleia para tratar dentre outros assuntos, da construção de um sistema de abastecimento que beneficiará mais de 40 famílias da localidade;

O encontro marcou uma nova fase na vida dos moradores que anseiam há bastante tempo por um sistema de abastecimento de água de qualidade. Na região os moradores utilizavam água de um igarapé que foi assoreado e hoje representa risco à saúde da população local.

Um poço foi feito recentemente pela Federação das Associações de Moradores e Comunidades do Assentamento Agroextrativista da Gleba Lago Grande, entretanto ainda é necessária estrutura para que o fornecimento seja executado

Durante o encontro, o Gestor do Programa de Água do PSA – Carlos Dombroski explicou o processo de construção da rede hidráulica: “O PSA conseguiu recurso para a construção do elevado, compra da caixa, bomba e aparelho de energia solar. Estamos agora na eminência de construir o sistema de água”.

As obras estão agendadas para o mês de setembro. “O sistema compreende a construção de um elevado onde ficará uma caixa de 15 mil litros para distribuição das famílias. O Serviço é financiado pela fundação Avina Aliança Água + Acesso” – explicou o técnico do PSA – Silvanei Rodrigues.

Para que a água abasteça as 215 pessoas de 40 famílias da comunidade, placas solares serão instaladas para o bombeamento. Atualmente, ter energia limpa e renovável para a distribuição de água é uma realidade para vinte e oito comunidades da Resex, Flona e Lago Grande que recebem o fornecimento de energia solar de 20 sistemas.

Fotos: Elis Lucien/PSA.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima