Kits de higiene e proteção embarcarão para comunidades do Arapiuns no Abaré

Viagem marcada para o dia 15 de junho segue até o dia 24. Dentre as ações de atenção básica à saúde haverá distribuição de kits de higiene e prevenção da Covid-19;

No período de 15 a 24 deste mês de junho o navio Hospital Abaré estará na região do rio Arapiuns. Serão 10 dias em que os profissionais de saúde estarão atendendo às 1.900 famílias que compõem as 59 comunidades. Esta etapa é a retomada das ações regulares do navio após a suspensão ocorrida no início de abril deste ano, ao considerar o parecer emitido pelo Comitê de Crise da Ufopa, para evitar a propagação do vírus às comunidades que, à época, ainda não apresentavam casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus.

As ações de atenção básica à saúde das populações ribeirinhas serão feitas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém e com a Coordenação de Rios. Na oportunidade, haverá distribuição de 2.000 kits de higiene e prevenção à Covid-19. A parceria para essa distribuição é com o Projeto Saúde & Alegria.

No período de 06 a 09 de junho onze toneladas de kits de higiene e proteção foram entregues à quarenta e duas comunidades do Tapajós.

A equipe do Abaré será composta por um médico, dois enfermeiros, dois técnicos em enfermagem, um odontólogo, um técnico em saúde bucal, um farmacêutico e demais tripulantes. Toda a tripulação e a equipe de saúde serão testadas para a presença de Covid-19 antes da partida do Abaré de Santarém.

Todas as ações serão precedidas de higiene da equipe e da embarcação, em atendimento às orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Durante os atendimentos dos profissionais, haverá uso permanente de equipamento de proteção individual (EPI), incluindo máscaras face shield, fabricadas pela Ufopa na parceria com o Saúde e Alegria e outras instituições.

Para manter a proteção de todos, o Abaré ficará ancorado distante das comunidades. A equipe de profissionais de saúde irá prestar atendimento em terra e embarcações como lanchas serão disponibilizadas para apoio nos deslocamentos.

A Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH) é a atual gestora do Abaré na Ufopa, e vai disponibilizar dois servidores para acompanhar as ações durante os 10 dias de viagem.

Informações de Ascom Ufopa. Texto original aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site! Rolar para cima