Kits de higiene e proteção embarcarão para comunidades do Arapiuns no Abaré

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Viagem marcada para o dia 15 de junho segue até o dia 24. Dentre as ações de atenção básica à saúde haverá distribuição de kits de higiene e prevenção da Covid-19;

No período de 15 a 24 deste mês de junho o navio Hospital Abaré estará na região do rio Arapiuns. Serão 10 dias em que os profissionais de saúde estarão atendendo às 1.900 famílias que compõem as 59 comunidades. Esta etapa é a retomada das ações regulares do navio após a suspensão ocorrida no início de abril deste ano, ao considerar o parecer emitido pelo Comitê de Crise da Ufopa, para evitar a propagação do vírus às comunidades que, à época, ainda não apresentavam casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus.

As ações de atenção básica à saúde das populações ribeirinhas serão feitas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém e com a Coordenação de Rios. Na oportunidade, haverá distribuição de 2.000 kits de higiene e prevenção à Covid-19. A parceria para essa distribuição é com o Projeto Saúde & Alegria.

No período de 06 a 09 de junho onze toneladas de kits de higiene e proteção foram entregues à quarenta e duas comunidades do Tapajós.

A equipe do Abaré será composta por um médico, dois enfermeiros, dois técnicos em enfermagem, um odontólogo, um técnico em saúde bucal, um farmacêutico e demais tripulantes. Toda a tripulação e a equipe de saúde serão testadas para a presença de Covid-19 antes da partida do Abaré de Santarém.

Todas as ações serão precedidas de higiene da equipe e da embarcação, em atendimento às orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Durante os atendimentos dos profissionais, haverá uso permanente de equipamento de proteção individual (EPI), incluindo máscaras face shield, fabricadas pela Ufopa na parceria com o Saúde e Alegria e outras instituições.

Para manter a proteção de todos, o Abaré ficará ancorado distante das comunidades. A equipe de profissionais de saúde irá prestar atendimento em terra e embarcações como lanchas serão disponibilizadas para apoio nos deslocamentos.

A Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH) é a atual gestora do Abaré na Ufopa, e vai disponibilizar dois servidores para acompanhar as ações durante os 10 dias de viagem.

Informações de Ascom Ufopa. Texto original aqui.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima