Máscaras de auxílio respiratório são entregues ao Governo do Estado para distribuição em hospitais do Oeste do Pará

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Trinta máscaras chegaram à Santarém e foram entregues nesta segunda-feira (22). Além dos municípios do interior, equipamentos também foram distribuídos para hospitais de Belém;

Os equipamentos fabricados com máscara de mergulho realizam ventilação não invasiva e oferecem uma alternativa eficiente de suporte aos pacientes com insuficiência respiratória. Na região esta foi a terceira entrega, sucedendo a primeira etapa em 9 de maio (63 máscaras) e 19 do mesmo mês (09 máscaras). Na capital do Estado foram distribuídas  251 máscaras e 40 Caixas de Intubação Oreotraqueal.

Nesta fase as trinta máscaras de mergulho adaptadas para facilitar tratamento de pacientes com síndrome respiratória em decorrência da Covid-19 em comunidades da Amazônia foram entregues ao Governo do Estado do Pará que entregará aos municípios com maior número de pacientes com a doença para que hospitais utilizem a tecnologia.

Durante visita ao Barco Hospital Papa Francisco, o Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho destacou a importância da doação para o tratamento dos pacientes: “Agradecer ao Saúde e Alegria com essa parceria com o povo paraense, particularmente na região Oeste do Estado, com essas máscaras não invasivas que são muito importantes na luta contra o coronavírus. Estas máscaras estarão em uso no Hospital Regional e nos municípios da região”.

Assinatura do termo de entrega pelo Secretário de Governo em Santarém, Henderson Pinto.

O Secretário de Governo em Santarém Henderson Pinto explicou que as máscaras estão operando e oferecem importante suporte aos pacientes: “as que nós recebemos já estão funcionando no Hospital Regional, Hospital de Campanha e nos hospitais do Baixo Amazonas. Hoje mesmo durante visita com o governador nós pudemos observar o funcionamento delas”.

Os aparelhos são doados por meio da articulação do Projeto Saúde e Alegria com as ONGs Expedicionários da Saúde e Motirõ. A ideia é que os equipamentos ajudem a diminuir o impacto do déficit de respiradores no SUS. A iniciativa faz parte das ações da campanha #ComSaudeealegriaSemCorona e conta com o apoio de parceiros, explica o médico Fábio Tozzi, da equipe de Saúde da ONG “As máscaras de mergulho foram doadas pela Decatholn para os Expedicionários da Saúde, que se uniram à ONG Motirõ para desenvolver os equipamentos a partir de metodologia usada na Itália para oferecer suporte respiratório para os pacientes que tem síndrome respiratória grave na infecção por Covid. A simplicidade desse sistema pode ocupar uma grande lacuna que o sistema de saúde está tendo para oferecer suporte respiratório aos pacientes”.

Foto: Victor Souza/Reprodução

Em Santarém foram beneficiados: Barco Hospital Abaré, Hospital da Unimed, Saúde Indígena, Hospital Municipal de Santarém, Hospital Regional do Baixo Amazonas e Hospital de Campanha de Santarém. Também foram beneficiados hospitais dos municípios de Belterra e Juruti. A distribuição desta última remessa com trinta máscaras fica a critério do governo do Estado, que prevê distribuição para os hospitais dos seguintes municípios: Alenquer, Itaituba, Trairão, Óbidos, Monte alegre, Oriximiná, Juruti e Almeirim.

“É super importante esse trabalho que estamos desenvolvendo com os Expedicionários da Saúde, entregando 30 máscaras para o Governo do Estado. Nós precisamos dar continuidade nesse trabalho para que possamos continuar a salvar vidas” – disse a enfermeira do PSA, Marcela Brasil.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima